〰 Este texto é uma tradução/adaptação.
Por David J. Peterson
Nas nossas lições anteriores da língua Dothraki , abordamos alguma gramática básica e formação de sentenças. Agora, vamos pôr seu conhecimento em prática.
Embora não seja aconselhável viajar pelo Havazh (Mar Dothraki) sem escolta, se você o fizer, é bem provável que encontre uma fonakasar (caçada) Dothraki. Em tal situação, não entre em pânico: os Dothraki desprezam os temerosos. Adiantando que ninguém morre assim de cara, você pode ter sorte o suficiente para até mesmo ser recebido pelo idrik (líder da caçada) como a seguir:
Achrakh yeroon zireyesee hrazef anni, zhey ifak!
Seu fedor assusta meu cavalo, estrangeiro!”
Responder da forma correta é crucial. A pessoa deve ser respeitosa, mas firme. Ofenda um lajak (guerreiro) Dothraki, e é possível que ele responda com seu arakh (espada dothraki); mostre fraqueza ou submissão, e você pode se ver tomado como um escravo. Uma resposta possível poderia ser:
Athchomar chomakea, zhey lajaki vezhveni. Anha goshok mehrazef shafki athiroe; me haja lekhaan k’athtihari.
Respeito-vos, grandes guerreiros. Tenho certeza de que seu cavalo vai sobreviver; ele parece forte o suficiente.”
Admitindo que a cabeça do sujeito ainda está sobre seus ombros neste momento, seria uma boa ideia oferecer ao idrik, na menos otimista das hipóteses, um presente (qualquer coisa menos a sua espada, a não ser que você tenha uma outra disponível).
Fichi jin hlak kherikhi. Mori nroji ma nizhi. Me azho anni shafkea.
Receba essas luvas de couro. Elas são grossas e resistentes. É meu presente para você.”
E se isso for bem recebido:
Hash anha laz adothrak shafki, hash ashilok khal shafki.
Como posso cavalgar ao seu lado, eu devo conhecer seu Khal.”
Gentilezas como “posso” e “por favor” são estranhas aos Dothraki: apenas pedidos respeitosos são atendidos.
Neste momento, o idrik (assim você espera) vai guiar você para conhecer o resto do khalasar (grupo). Se isso é um sinal de boa sorte ou azar, só vendo pra descobrir!
Clique abaixo para ver um guia completo ao vocabulário e gramática Dothraki que foi divulgado até aqui (link do site Making Game of Thrones):
Dothraki Language Guide