A pedido de alguns leitores, fiz esse post compilando algumas informações relacionadas ao aço valiriano, bem como as peças forjadas a partir desse material e seus respectivos portadores.
O aço valiriano é uma liga mágica inventada na antiga Valíria e usada para fazer armas de qualidade incomparável. Lâminas de aço valiriano são mais leves, mais fortes, e mais penetrantes do que o melhor aço forjado em castelo, e tem como característica distintiva uma textura ondulada semelhantes ao aço Damasco do mundo real.
Apenas os maiores ferreiros podem reforjar espadas a partir do aço valiriano já existente, e o segredo de criar tal liga aparentemente foi perdido com Valíria, tornando essas armas restantes altamente valorizadas e extremamente raras. Lâminas de aço valiriano em Westeros são relíquias preciosas de casas nobres, cada uma com seu próprio nome e história. Os ferreiros de Qohor dizem saber como forjar aço valiriano, e Tobho Mott reforjou a Gelo, a pedido dos Lannisters, em Porto Real. No entanto, outras peças feitas desse material também podem ser encontradas, como por exemplo, a adaga usada na tentativa de assassinar Bran Stark enquanto ele estava de cama.
Acredita-se que o segredo da forja é a magia e o encantamento que tornam o aço especial. Abaixo seguem algumas citações do próprio Martin de quando ele foi questionado à respeito das lâminas de aço valiriano:
Uma breve pergunta sobre o aço valiriano – é o metal que faz a espada tão especial (idade, proveniência, etc), ou a forja (magias, técnicas)?
A forja, técnicas e magias, na verdade. Há magia envolvida na fabricação do aço valiriano.
Em outras palavras, se um ferreiro souber, ele poderia pegar algum aço de alta qualidade e produzir uma espada igualmente boa?
Não a menos que ele pudesse trabalhar a magia.
Ou é algo como a Andúril de Aragorn em ‘O Senhor dos Anéis’, que pode ser reforjada, mas não feita a partir do zero?
A situação tem sido praticamente essa desde a Perdição de Valíria
Lamento da Viúva (Widow’s Wail): A espada dada a Joffrey por Tywin Lannister, criada a partir da Gelo depois que foi reforjada por Tobho Mott, atualmente na posse de Tommen Baratheon. A lâmina tem ondulações vermelhas e negras através do aço e sua bainha é decorada com ouro, madeira de cerejeira e couro vermelho com cabeças de leões de ouro. Os olhos dos leões são rubis.
Cumpridora de Promessas (Oathkeeper): A Cumpridora de Promessas é uma espada longa de aço valiriano que, assim como a espada menor, Lamento da Viúva, foi forjada a partir da Gelo de Eddard Stark. Tem ondas de preto e vermelho através do aço. Foi forjada por Tobho Mott usando feitiços. Foi dada de presente à Jaime pelo pai e depois entregue pelo mesmo à Brienne de Tarth.
Garralonga (Longclaw): Garralonga é a espada de aço valiriano ancestral da Casa Mormont. Como uma espada bastarda (de uma mão e meia), Garralonga é maior do que uma espada longa, e é tipicamente carregada nas costas. Uma vez que tinha a cabeça de um urso gravada no punho, esta teve que ser substituída por uma cabeça de lobo feita à semelhança de Fantasma, de modo que se adequasse melhor ao seu novo portador de sangue Stark, Jon Snow.
Garralonga pertenceu à Casa Mormont por cerca de 500 anos. Jeor Mormont passou a espada para o filho Jorah Mormont quando ele se afastou e se juntou a Patrulha da Noite. Quando Jorah escapou da justiça para as Cidades Livres, ele deixou Garralonga para trás e Jeor retomou sua posse.
Ao salvar a vida de Jeor em Castelo Negro, quando este foi atacado por cadáveres, Jon Snow causou um incêndio que danificou o cabo da Garralonga. Jeor então subtituiu o urso no cabo por uma cabeça de lobo e deu a lâmina para Jon, que é usualmente citado como “um bastardo segurando uma espada bastarda”.
Senhora Desespero (Lady Forlorn):
Senhora Desespero é a espada de aço valiriano pertencente à Casa Corbray. Ela tem um rubi em forma de coração em seu punho. Na época da Rebelião Blackfyre, a Senhora Desespero foi empunhada por Ser Gwayne Corbray da Guarda Real. Durante a Batalha em Redgrass Field, Ser Gwayne lutou com Daemon Blackfyre, que empunhava a também lendária espada de aço valiriano, Blackfyre . Eventualmente Daemon derrotou seu inimigo.
Em 283, ela estava nas mãos do então Lorde Corbray. Durante a Batalha do Tridente, Corbray foi ferido e assim seu filho mais novo, Lyn Corbray, pegou a espada e matou o homem que tinha ferido seu pai. Ser Lyn, em seguida, conduziu o ataque contra os dorneses e matou o príncipe Lewyn Martell da Guarda Real. Devido a esta façanha,o pai de Lyn deixou-lhe a espada quando morreu.
Veneno do Coração (Heartsbane): Veneno do Coração é a espada ancestral de aço valiriano da Casa Tarly. É uma espada larga de duas mãos e está na família há quinhentos anos. Randyll Tarly utilizou a espada enquanto integrava o exército de Renly Baratheon e é o seu atual portador.
Chuva Rubra (Red Rain):
Chuva Rubra é uma espada de aço valiriano pertencente à Casa Drumm. Ela passou a ser espólio da Casa Drumm quando Hilmar “tomou a espada de um cavaleiro de armadura com nada mais do que sua esperteza e uma clava de madeira.” A partir de então ele foi chamado de “Hilmar, o Astuto”.
Anoitecer (Nightfall):
Citada pela primeira vez em O Festim dos Corvos, é a espada de aço valiriano pertencente à Casa Harlaw. Originalmente foi tomada por Dalton Greyjoy de um corsário, mas não se sabe como ela foi para a Casa atual. Seu portador é Sor Harras Harlaw.
Gelo (Ice): Gelo é a espada ancestral de aço valiriano da Casa Stark. O nome “Gelo” é um legado da Era dos Heróis, e antecede a espada atual. Cerca de 400 anos antes do reinado de Robert Baratheon, a espada larga de aço valiriano era forjada por magia na Valíria e adquirida pelos Starks, que a nomearam após esse legado. Tornou-se a espada do Senhor de Winterfell.
Eddard Stark usava a espada nas batalhas e para executar pessoalmente prisioneiros condenados. Após sua captura, a espada foi dada a Ilyn Payne, que a usou para executar o próprio Ned. Ilyn carregou a lâmina por um tempo curto até Tywin Lannister tomar dele e ordenar sua reforja em duas espadas: Lamento da Viúva e a espada longa mais tarde chamada Cumpridora de Promessas.
Brilhante Rugido (Brightroar): Foi a espada larga de aço valiriano pertencente à Casa Lannister. Foi perdida quando o Rei do Rochedo, Tommen II, partiu de volta para Valíria e nunca mais retornou. A Casa Lannister foi à procura de uma substituta desde então. Lorde Tywin Lannister tentou comprar uma substituta de casas menores e mais pobres, mas foi sempre rejeitado. Gerion Lannister foi em busca da espada cerca 291 mas nunca mais voltou.
Blackfyre: É a lendária espada de aço valiriano carregada por Aegon, o Conquistador. Foi uma das duas espadas trazida pelos dragões depois da Perdição (a outra foi a Irmã Negra), e foi passada pelos Targaryen de rei para rei, até que Aegon IV, o Indigno, o décimo primeiro Targaryen a sentar-se no Trono de Ferro, preferiu dar a espada para o filho bastardo Daemon ao invés de entregá-la ao seu filho legítimo.
Alguns acreditavam que a espada simbolizava a monarquia, o que fez com que o presente fosse a semente a partir da qual a Rebelião Blackfyre cresceu. Durante toda a rebelião, Daemon Blackfyre carregou a espada, enfrentando com ela Ser Gwayne Corbray da Guarda Real na Batalha do Campo do Capim Vermelho (que portava sua própria espada de aço valiriano, a Senhora Desespero).
Depois da morte de Daemon e seus dois filhos nessa mesma batalha, seu meio irmão, Aegor Rivers, tomou a espada e levou ela consigo para o exílio nas Cidades Livres. Lá, ele e alguns dos parentes sobreviventes de Daemon fundaram o grupo de mercenários conhecido como a Companhia Dourada. O paradeiro da espada depois da morte de Maelys Blackfyre na Guerra dos Reis de Nove Moedas é desconhecido. Acredita-se que ela esteja desaparecida ou ainda em posse da Companhia Dourada.
Irmã Negra (Dark Sister):
Uma das famosas espadas de aço valiriano trazida pelos Targaryen. Primeiramente, estave na posse da irmã e esposa de Aegon, Visenya. Provavelmente foi passada através da linhagem Targaryen por herança. Ela foi famosamente portada pelo príncipe Aemon, o Cavaleiro do Dragão. Depois, ela passou para a posse de Lorde Brynden Rivers, o Corvo de Sangue. Não se sabe se Corvo de Sangue foi autorizado a levar a espada com ele quando foi mandado para a Muralha. Desde então, nada se sabe do seu paradeiro.
Examinando livros antigos com relatos de membros da Patrulha da Noite, Sam descobre que Os Outros possuem fraqueza não apenas contra vidro de dragão (obsidiana), mas também contra o aço de dragão. Ele conta essa informação para Jon, e ambos conjecturam que o tal “aço de dragão” seria o aço valiriano.
A Alvorada não é uma espada de aço valiriano de fato, embora possa ser comparada a uma autêntica. Foi fabricada com o metal de uma estrela caída, segundo Martin. A lâmina é destacada por ser pálida como leite. Embora seja a espada ancestral da Casa Dayne, a Amanhecer não é passada de Lorde para Lorde e sim para os seus membros mais valorosos, aqueles realmente dignos de carregá-la, são os chamados Espada da Manhã.
O último portador da espada foi Sor Arthur Dayne, da Guarda Real. Seu paradeiro é desconhecido. Provavelmente permanece em Tombastela, a sede da Casa Dayne, já que não há outro homem com o título de Espada da Manhã e Lorde Edric Dayne ainda é um menino.
〰 Fontes: A Wiki Of Ice and Fire, Gelo & Fogo Wiki, Westeros.org