Já sabíamos há um bom tempo, desde 2013, que Barristan Selmy, o Sor Vovô, iria continuar a ser um personagem com ponto de vista em The Winds of Winter. Já havíamos divulgado aqui os resumos de dois de seus capítulos, feitos a partir de leituras de George em convenções. Hoje, trazemos um deles por inteiro.
E por que só agora? Este capítulo, apesar de ter sido lido por Martin em uma con, só foi disponibilizado inicialmente como um capítulo extra nas edições paperback de A Dança dos Dragões, lançadas em 2013. Recentemente, porém, foi também disponibilizado no aplicativo oficial da série (disponível para Android e iOS).
O POV, como já sabíamos pelo resumo, traz um panorama geral dos preparativos de Barristan para um ataque contra os yunkaítas e seus aliados no Cerco de Meereen.
Enfim, sem mais delongas, boa leitura:
Ao ler e traduzir o capítulo, fiquei com a impressão de que Barristan vai acabar morrendo nessa batalha, mais cedo ou mais tarde. Afinal, três personagens POV – Barristan, Victarion e Tyrion – vão estar no mesmo lugar, e a tendência é que pelo menos um deles seja “eliminado” (como já adiantou o próprio George). Podemos seguramente riscar Tyrion da lista, afinal, além de sua plot armor natural, GRRM já declarou que ele e Daenerys eventualmente vão se encontrar, mas mais à frente no próximo livro. Sobram então Victarion e Barristan.
Uma passagem que me chamou a atenção é aquela em que Selmy reflete sobre a relação entre a “prata” de Daenerys e seus dragões: “Além disso, a prata havia estado por anos na companhia dos dragões da rainha, e se acostumara com a visão e o cheiro deles”. Na verdade, não se passaram sequer dois anos completos desde o nascimento dos dragões e esse capítulo, mas o pensamento de Selmy faz parecer que foram vários anos de contato entre a égua e os filhos da rainha. Será que foi um simplesmente um ato falho de George, ou é um resquício de um capítulo talvez escrito há muito tempo, talvez num momento em que ele ainda não havia abolido seu plano inicial de fazer um salto temporal de 5 anos no meio da série de livros? Sabemos, por exemplo, que Mercy foi escrito aproximadamente em 2001, então não seria a primeira vez que isso aconteceria.
E aí, o que acharam?
Vocês podem conferir os outros capítulos do livro que nós já traduzimos clicando AQUI. E não esqueça de dividir suas impressões com a gente nos comentários.