A estreia da nova temporada se aproxima e a Internet borbulha com postagens e notícias sobre Game of Thrones. O Washington Post, tradicional diário norte-americano da cidade homônima, aproveitando o ensejo, publicou hoje em seu site um infográfico muito legal contendo todas as mortes da série de TV até o momento. Segundo as contas do jornal, Game of Thrones até agora totalizou 456 personagens mortos.
O guia, criado por Shelly Tan e Alberto Cuadra, tem alguns critérios próprios para sua contagem. Uma morte só é contada se:
O personagem é morto em cena.
- O personagem morre “em off”, mas a morte é confirmada ou presumida devido a morte iminente enquanto em cena. (Se ferimentos são fatais, o personagem é presumido morto, como é o caso de Sandor “Cão de Caça” Clegane).
- Somente mortes proeminentes “em off” são listadas (a proeminência é determinada principalmente pela importância para o roteiro).
Cada uma dos personagens mortos é listado com o número da morte, a que facção o personagem é leal, o episódio em que ocorreu, o local, o assassino (se houver), o método, a categoria do método, e o motivo. Há também um mapa que mostra as mortes em cada local e uma listagem dos locais mais mortíferos: Porto Real lidera com uma boa vantagem sobre as terras Para-lá-da-Muralha: 117 a 74, e Castelo Negro vem atrás com 56.
Outras explicações para categorização são dadas pelo Post:
- O nível de importância de um personagem é determinado por sua significância para o roteiro. É por isso que Lady tem um um nível menor que Vento Cinezento, mesmo que ambos sejam lobos gigantes dos Stark.
- Para casos em que a aparência do personagem não é conhecida antes de sua morte (por exemplo se ficou desfigurado na morte ou natimorto), a ilustração tomou liberdade artística.
- Se um personagem ordena a morte de outro, o personagem que diretamente causa a morte recebe o crédito, não o que ordenou a morte. Mas em casos em que o assassino direto não é identificável, como quando Daenerys ordenou qu Doreah e Xaro Xhoan Daxos fossem trancados dentro de um cofre, o ordenante recebe o crédito.
- Em casos de tipos de arma coincidentes (por exemplo, bola de fogo vs. fogo vs. ma´gica), a categoria de aram é definida com base na origem. Por exemplo, fogo de dragão é considerado morte “animal” e bola de fogo mágica é considerada morte “mágica”.
- Se um personagem é morto por misericórdia, a morte por misercórdia é usada para categorizar a morte, não os ferimentos que levaram àquele momento.
O infográfico será atualizado em tempo real à medida em que as mortes ocorrerem (e certamente ocorrerão) na 5ª temporada. Caso tenha perdido acima, é só clicar aqui para acessá-lo.