Assim como outros fatos em As Crônicas de Gelo e Fogo e Game Of Thrones, George R. R. Martin se inspirou em fatos reais e históricos para escrever a caminhada de penitência de Cersei. Nesse caso, há uma leve inspiração na história de Elizabeth “Jane” Shore (c.1445 – c.1527), uma das muitas amantes do rei Edward IV da Inglaterra.
Elizabeth foi descrita por Edward como “a mais alegre, a mais astuta, e mais sagrada das prostitutas” em seu reino, porém após a morte de Edward, ela foi acusada de conspiração por Ricardo III, por transportar mensagens de William Hastings (1º Barão de Hastings) para a viúva de Edward, Elizabeth Woodville. As duas foram acusadas de bruxaria e Hastings foi imediatamente decapitado no pátio da Torre de Londres.
Sabia-se que Ricardo tinha bastante antipatia por Jane. Mas, não se sabe ao certo como, ele foi persuadido a ceder um pouco retirando as acusações de feitiçaria contra a rainha e reduzindo a acusação de Jane a “promiscuidade“. Ela foi forçada a fazer penitência, andando por Londres com os pés descalços apenas com sua anágua, carregando uma vela e cantando hinos. No entanto, diferentemente do que houve com Cersei, se Ricardo esperava humilhá-la por este tratamento, é possível que ele tenha sido desapontado (há controvérsias): aparentemente a multidão que se reuniu para testemunhar a pena ficou impressionada com sua beleza e com a dignidade que ela exibiu durante a sua provação.
Em Game Of Thrones, a Fé exigiu que Cersei fizesse uma caminhada de penitência do Septo de Baelor até a Fortaleza Vermelha. Cortaram seus cabelos deixaram-na nua. Uma escolta de Filhos do Guerreiro, Pobres Irmãos e septãs a acompanhou para protegê-la da multidão que se reuniu para zombar dela.
Após passar pela penitência Jane foi confinada na prisão Ludgate, onde Thomas Lynom, o Procurador Geral do recém-coroado rei Ricardo III, foi visitá-la muitas vezes e logo se apaixonou por ela. Ele pediu ao rei para libertá-la para que ele pudesse se casar com ela e, embora Ricardo tenha tentado dissuadi-lo do que ele considerava uma ação tola ele finalmente deu sua permissão e os dois acabaram se casando.
Na mini série The White Queen da BBC, a atriz Emily Berrington interpreta Jane e também faz a caminhada de penitência.