Weiss e Benioff também explicam que Cersei e Tyrion conseguem entrar em um acordo porque, no fim das contas, um conhece o outro mais do que ninguém. Eles também deixam claro que Cersei deliberadamente mostrou a Tyrion que estava grávida, para manipulá-lo. E conseguiu.
Sobre Jaime, eles explicam que a revelação sobre os mortos significou algo para ele, mas uma coisa completamente diferente para Cersei. A rainha vê a guerra iminente com um distanciamento estratégico, enquanto Jaime vê questão de um ponto de vista existencial, de sobrevivência. E que, neste ponto, ele percebe que sua lealdade à ela não é recíproca, o que o leva a partir.
Quando o assunto é Rhaegar (Wilf Scolding) e Lyanna (Aisling Franciosi), os produtores afirmam que Aegon Targaryen (ou Jon Snow) é o herdeiro legítimo do trono de ferro, e que isso muda tudo, deixando inclusive seu romance com Daenerys (sua tia) espelhando uma possível tragédia. A informação de que existe mais um Targaryen vivo, segundo eles, poderá causar grandes problemas, ou fazer com que Jon e Dany se separem. Isso é evidenciado quando temos o paralelo entre os pais de Jon, enquanto Bran e Sam narram seu controverso casamento.
Por fim, os produtores contam que sabiam há anos que a queda da Muralha aconteceria no episódio final da penultima temporada, algo que certamente foi mais fácil de se escrever do que executar. Benioff conta que nas primeiras temporadas da série vimos um universo em expansão, mas que agora a história se contrai, onde personagens exploram o desconhecido inimaginável, e que seus enfrentamentos nesta fase decidirão deus destinos.
A HBO ainda preparou mais dois segmentos sobre o finale, com “Worlds Collide” sobre o encontro de grande parte do elenco em Porto Real, e “A Union of Fire and Ice” sobre Daenerys e Jon. Comentários do diretor Jeremy Podeswa, do produtor Chris Newman, dos roteiristas Bryan Cogman e Dave Hill. O elenco pareceu se deliciar com o encontro no fosso dos dragões.
A cena de Dany e Jon no barco, no entanto, causou um certo desconforto (esperado e engraçado) em Harington e Clarke:
Clique aqui para ouvir o nosso podcast sobre “Beyond the Wall”.