Durante a San Diego Comic-Con 2018, que está acontecendo nessa semana, a editora Random House disponibilizou um pôster com a árvore genealógica dos Targaryen que aparecerá em Fire and Blood. A imagem em questão foi compartilhada por Elio García no Westeros.org.

Àrvore genealógica Targaryen presente em Fire and Blood, divulgada pela editora Random House.

Como podemos ver, a árvore exibida vai de Aegon I à ascensão de Aegon III, representando as reivindicações dos sete reis que serão apresentados nesse primeiro volume. Como algumas pessoas rapidamente notaram, existem alguns erros na árvore.

O mais evidente é que Rhaenys Targaryen não está classificada como esposa de Aegon I, ficando à margem dos irmãos. Elio explicou que sim, isso é um erro. A editora já foi notificada e eles esperam que ainda haja tempo para corrigir antes que o livro seja oficialmente publicado.

As outras mudanças são referentes aos filhos de Jaehaerys I e Alysanne. A explicação para isso é que – segundo o esperado – suas histórias foram expandidas, como convém a um casal que governou por tanto tempo. Ainda segundo Elio, que escreveu comentando no fórum A Song of Ice and Fire sobre as diferenças entre o que foi escrito em O Mundo de Gelo e  Fogo e as informações que serão apresentadas em Fire and Blood:

…George tinha algumas ideias novas para alguns nomes e para as histórias das crianças que morreram jovens, e corrigiu alguns erros em sua ordem de nascimento original (nós, na verdade, recebemos os nomes de todas as crianças bem tarde enquanto escrevíamos O Mundo de Gelo e Fogo – literalmente um mês antes de termos que finalizar o livro – então não havia muito tempo para interrogá-lo). No entanto, as histórias daqueles que viveram até a idade adulta, como publicado em O Mundo de Gelo e Fogo, continuam as mesmas (apenas, é claro, muito mais detalhadas).

García também informou que eles estão tentando conseguir que essas informações corrigidas entrem nas novas edições de O Mundo de Gelo e Fogo, visto que algumas atualizações e correções já foram enviadas para a próxima impressão do livro. Disse também que há uma mudança específica que será discutida perto da publicação de Fire and Blood, mas já adiantou que não é uma mudança nas histórias em si, e sim, uma mudança na escrita de O Mundo, que é feita no livro pelo olhar de Meistre Yandel, da Cidadela.


Fire and Blood será lançado em 20 de novembro de 2018 em língua inglesa, e pode ser adquirido aqui. Ainda não há informações sobre publicação em português.