A premiada abertura de Game of Thrones, assim como o tema musical da série, sempre serviram como portais que nos transportavam pra dentro dos episódios. Através da animação, víamos quais núcleos a história do dia iria mostrar, e conhecíamos o desenho dos novos castelos e cidades que estávamos prestes a conhecer ou reencontrar.
Para a 8ª temporada, a HBO desenvolveu um novo projeto, com imagens muito mais expositivas e aprofundadas, onde percorremos o interior dos edifícios e muitos dos detalhes de cada um deles. Neste primeiro episódio, conhecemos Porto Real e Winterfell intimamente. Também temos alguns easter eggs e imagens misteriosas.
A Indiewire conversou com Angus Wall e Kirk Shintani designers responsáveis pela abertura, e ganhadores do Emmy. Eles contam que a animação agora reflete o estado da história, em que basicamente teremos cenas em Porto Real e Winterfell, já que todos os principais núcleos estão reunidos nestes locais.
Como sempre, a sequência começa exibindo uma faixa e um astrolábio, que retratam momentos significativos na história de Westeros com imagens em relevo. Mas desta vez, temos algo diferente, como conta Angus Wall:
O astrolábio tem três novas faixas e três novas esculturas em relevo representando eventos que todos nós assistimos. Qualquer pessoa que conhece a série irá reconhecer esses três eventos que estão agora inscritos no astrolábio. Mas então, muito rapidamente, você percebe que o mundo foi remodelado sob uma luz diferente, com um visual totalmente diferente.
Desta vez, as faixas mostram cenas como Viserion derrubando a Muralha, o Casamento Vermelho, o cometa, e os três dragões de Daenerys. Na nova animação, também vemos a fenda aberta através da Muralha. Em seguida, um novo castelo é apresentado. Trata-se de Última Lareira, lar da Casa Umber, que protagoniza a cena de terror do episódio ‘Winterfell‘.
Wall e Shintani concluem:
No conceito original, era um mapa que você poderia ver tudo: Todo o movimento de todos os povos, exércitos, tribos, e assim por diante. Não conseguimos fazer isso nas primeiras sete temporadas, e agora aqui estamos. Há blocos no chão que vão do branco ao preto, da neve ao gelo. Isso representa a marcha dos Caminhantes Brancos em direção ao sul através da fenda na Muralha. Agora temos um mapa realmente mais interativo, e não apenas uma aula de geografia.
É como se a abertura antiga mostrasse o mundo através dos olhos de um dragão, e a nova mostrasse os castelos como o Corvo de Três Olhos veria.
Gostaram do novo formato? O que será que os próximos episódios nos reservam?
Clique aqui para participar da discussão aberta sobre o episódio 8.01, ‘Winterfel’.