Com o sucesso estrondoso de Game of Thrones, a temática da fantasia épica está novamente na ordem do dia. Dessa maneira, é natural que surjam outros projetos de adaptar grandes sagas do gênero para a TV. Nós fizemos um compilado de vários desses projetos que podem ir ao ar nos próximos anos. Vale lembrar que além de todos esses, a HBO está trabalhando em séries derivadas de seu carro chefe, sendo que a primeira delas, que irá ter a Era dos Heróis e a Longa Noite como tema, já tem um piloto encomendado.
Acompanhe a seguir, os dez principais projetos de séries de TV em desenvolvimento, baseados em sagas de fantasia:
A Roda do Tempo, de Robert Jordan (e finalizada por Brandon Sanderson) é uma das sagas de fantasia épica mais influentes de todos os tempos. O leitor, a princípio, acompanha as vidas de jovens fazendeiros da região dos Dois Rios – Rand Al’Thor, Perrin Aybara e Mat Cauthon – que vivem em paz e ignoram quaisquer influências do mundo exterior, mas que se vêem envolvidos em eventos de maior importância do que poderiam imaginar. Ao longo de 14 livros, o universo e o elenco de personagens se expande a níveis gigantescos.
A série baseada nos livros de Jordan e Sanderson está sendo produzida em conjunto pela Sony Pictures e Amazon Prime, que também será a distribuidora. A produção deve começar na primavera deste ano. Os livros de A Roda do Tempo foram publicados no Brasil pela editora Intrínseca até o sexto volume, O Senhor do Caos.
Baseada nos romances do polonês Andrzej Sapkowski (os mesmos que serviram de prequel para os jogos de videogame da franquia), a série do Netflix, The Witcher, contará a história do bruxo Geralt de Rívia. É comandada por Lauren Schmidt Hissrich e estrelada por Henry Cavill no papel de Geralt, e tem previsão de estreia ainda para 2019. Os livros nas quais se baseia já estão todos publicados no Brasil pela editora Martins Fonte.
Nos livros, Geralt é um bruxo que tinha como atividade caçar criaturas mitológicas e resolver problemas locais. No entanto, conforme o mundo onde ele vive muda, e essas criaturas entram em extinção, a sua própria existência é colocada como fora da ordem das coisas. Em suas aventuras, Geralt precisa confrontar feiticeiros, bruxos, monstros, e também se aliar com vários deles, enquanto protege e ensina a pequena Ciri, menina que pretende ter como sucessora.
A Amazon Prime está desenvolvendo uma série ambientada no universo do maior clássico de fantasia épica de todos os tempos: O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. O enredo se passará durante a Segunda Era, período entre a derrota de Morgoth e a Guerra da Última Aliança. Com a produção iniciada em 2019, e com cinco temporadas já encomendadas, a série será comandada pelos showrunners J. D. Payne e Patrick McKay.
A Amazon divulgou o site oficial de projeto, onde é possível desfrutar de um mapa interativo da Terra Média: amazon.com/lotronprime
Os dois livros publicados por Patrick Rothfuss (O Nome do Vento e O Temor do Sábio) que trazem a história de Kvothe, herói lendário de um mundo fantástico, serão adaptados para filmes pela Lionsgate, bem como o terceiro e ainda não publicado volume. No entanto, o universo criado pelo autor será tema de uma série de TV pela mesma empresa focada em uma trupe de artistas viajantes, e se passará uma geração antes da história dos livros, que foram publicados no Brasil pela editora Arqueiro.
Tendo a música como um tema constante nos livros, a série televisiva da Crônica do Matador do Rei conta com Lin-Manuel Miranda como compositor, Robert Lawrence e Jennifer Court como produtores e John Rogers como roteirista. As filmagens foram estimadas para o final de 2019 ou início de 2020, para uma temporada de aproximadamente dez episódios.
Baseada no romance homônimo de Nnedi Okorafor, a série foi anunciada como estando em pré produção pela HBO em 2017, contando com George R. R. Martin como um de seus produtores executivos. Em Quem Teme a Morte acompanhamos a jornada da menina Onyesonwu enquanto ela descobre que é a escolhida para salvar o mundo. O romance é ambientado em uma terra inspirada na região saariana, ou mesmo em uma versão futura desta. Recheado de profecias, criaturas lendárias e sociedades únicas, Nnedi desenvolve uma das mais originais fantasias épicas das últimas décadas. O livro que inspira a série foi publicado no Brasil pela editora Geração e possui um prequel que ainda não chegou por aqui chamado The Book of Phoenix.
Dentre todos os itens dessa lista, a série de His Dark Materials, produzida em parceira pelos canais BBC e HBO, é a que está mais perto de chegar ao público. Baseada na trilogia infanto-juvenil de mesmo nome do autor Phillip Pullman e comandada pelas produtoras executivas Jane Tranter e Julie Gardner, a estreia da primeira temporada, que já está gravada, está programado para o final de 2019.
Em His Dark Materials, o leitor acompanha a jornada de Lyra em terras distantes e realidades paralelas, inicialmente tentando reencontrar seu amigo Roger, até que descobre que ela faz parte de uma profecia que nem sequer imaginava. Na versão televisiva, a atriz Dafne Keen dará vida a Lyra, enquanto Ruth Wilson viverá a antagonista Marisa Coulson.
Muitos conhecem His Dark Materials devido a adaptação de A Bússula de Ouro para os cinemas, em 2007. A trilogia é conhecida no Brasil pelo nome de Fronteiras do Universo. Atualmente, ela é publicada pela editora Suma.
As Crônicas de Nárnia são a história de crianças que acessam um mundo fantástico criado pelo leão Aslam ao entrarem em diversos portais. Lá, através dos vários livros da saga, estes personagens vivem aventuras e enfrentam criaturas como a Feiticeira Branca. Os livros de C. S. Lewis já receberam outras adaptações audiovisuais, a mais recente, a série de filmes lançados na década passada, mas dessa vez, a Netflix concentrou os direitos para adaptação e planeja lançar filmes e séries baseados nesse universo. Mark Gordon, produtor dos filmes mais recentes do universo, será responsável pelas novas adaptações.
A autora N. K. Jemisin foi a primeira pessoa a ganhar o prêmio Hugo, o prêmio mais importante de literatura de fantasia e ficção científica, três vezes seguidas, na categoria de melhor romance. Isso foi feito com os três livros da trilogia A Terra Partida, uma fantasia inovadora tanto na forma – o narrador alterna entre segunda e terceira pessoa – quanto no conteúdo, um continente fantástico que praticamente não faz referências à idade média européia.
Nesses livros, conhecemos três protagonistas, Essun, Damaya e Syenite, tentando lidar com seus poderes de afetar os movimentos tectônicos, o que as torna, ao mesmo tempo, necessárias e temidas. Os dois primeiros romances, A Quinta Estação e O Portão do Obelisco já foram publicados no Brasil pela Editora Morro Branco. A saga de Jemisin foi escolhida para ter um piloto produzido pelo canal TNT em 2017, com Leigh Dana Jackson responsável pelo roteiro e Tim Kring na produção executiva.
Inspirada no universo dos romances Discworld, de Terry Pratchett, conhecido por ser uma sátira às fantasias de “espada e feitiçaria” e outros clássicos da fantasia épica, a série de TV encomendada pela BBC se chamará The Watch. Ela contará a história de uma força policial, a Ankh-Morpork City Watch, em uma das maiores cidades de Discworld. Escrita por Simon Allen, a primeira temporada terá oito episódios e será produzida por Hillary Simon e Phil Colinson. Dos 41 livros de Discworld, 18 foram publicados no Brasil.
Com o nome do quarto livro da saga, a série televisiva que vai adaptar O Trono de Vidro de Sarah J. Mass, está sendo desenvolvida pelo serviço de streaming Hulu. Um episódio piloto foi escrito por Kyra Snider em 2016 e a série está em pré produção desde então. Os livros, que contam a história da assassina adolescente Celaena lutando contra um rei tirano, foram publicados até o final do quinto volume no Brasil pela editora Galera.
O filme de Ron Howard e George Lucas, lançado em 1988, pode ganhar uma série de TV derivada no sistema de streaming Disney+. Howard declarou recentemente no podcast Happy Sad Confused que está discutindo com o canal e com o roteirista Jon Kasdan, a possibilidade de retomar a história do anão Willow em uma nova série de TV. Ainda não se tem mais informações sobre o projeto.
E ainda este mês, Good Omens, adaptação da história fantasia cômica criada por Neil Gaiman e Terry Pratchett, estreia na Amazon Prime. Assista ao trailer aqui.
Para acompanhar o andamento da produção das séries derivadas de As Crônicas de Gelo e Fogo, continue acompanhando nosso site. Por enquanto, veja a escalação dos principais membros do elenco da série sobre a Long Noite aqui e aqui.