Segundo Joe Otterson, para a Variety, uma adaptação dos contos de Dunk & Egg como série televisiva estaria nos estágios iniciais de desenvolvimento na HBO.
A nota não entra em maiores detalhes, esclarecendo que ainda não haveria roteiristas ou atores ligados ao projeto, mas afirma que as fontes dizem que a série seria prioridade na HBO, já que o canal tem como intenção capitalizar sobre o sucesso de Game of Thrones.
Na Entertainment Weekly, James Hibberd afirma que o canal está de olho em várias outros prelúdios de seu blockbuster que chegou ao fim em 2019. Ele indica que a emissora tem entrado em contato com vários roteiristas de elite e que uma das ideias sendo consideradas como adaptação é a Rebelião de Robert. Hibberd ainda cita nominalmente Bruno Heller, de Roma, como ligado a um dos projetos.
As notícias vêm como surpresa para os fãs, uma vez que Martin já afirmou (reiteradas vezes) que uma adaptação dos contos de Dunk & Egg não estava nos planos até ele escrever mais histórias da dupla (atualmente são apenas três), e que a Rebelião de Robert nunca estivera nos planos.
Em 2017, quando havia várias séries em desenvolvimento inicial pela HBO, George escreveu em seu blog (e a tradução completa do post pode ser lida aqui):
Não posso dizer a vocês sobre o que as séries vão ser (bom, posso, mas não vou), mas vou dizer algumas coisas que elas NÃO vão ser. Que vão desapontar alguns de vocês, claro, mas é melhor fazer isso agora do que depois, acho eu.
Não vamos fazer Dunk & Egg. Em algum momento, claro que eu gostaria, e muitos de vocês também. Mas eu só escrevi e publiquei três contos até hoje, e há no mínimo mais sete, oito ou dez que quero escrever. Todos sabemos o quanto sou lento, e o quanto uma série de televisão pode andar rápido. Não quero repetir o que aconteceu com a própria Game of Thrones, em que a série ultrapassa os livros. Quando chegar o dia em que terei terminado de contar todos os meus contos de Dunk & Egg, aí vamos fazer uma série de TV sobre eles… mas esse dia ainda está bem distante.
Também não vamos fazer a Rebelião de Robert. Sei que milhares de vocês querem, sei que há um abaixo-assinado… mas quando eu terminar de escrever As Crônicas de Gelo e Fogo, vocês vão saber todas as coisas importantes que aconteceram na Rebelião de Robert. Não haveria mais surpresas ou revelações numa série dessas, apenas o desenrolar de conflitos cujas resoluções vocês já conhecem. Não é uma história que quero contar agora; seria muito como um conto contado duas vezes.
Mais recentemente, quando comentou a confirmação de House of the Dragon como primeira série derivada de Game of Thrones, George reiterou que uma adaptação dos contos não estava nos planos, ao falar sobre o showrunner Ryan Condal (nosso artigo sobre o post completo pode ser lido aqui):
Ele também é um grande fã de meus contos de Dunk & Egg. Na verdade, era essa a série que ele queria fazer inicialmente, mas não estou preparado para levar Dunk & Egg à TV até ter escrito um número de outras histórias.
Diante de declarações tão recentes e categóricas de Martin, é de se considerar se não está havendo uma cisão entre os executivos da HBO e as intenções autorais de Martin, já que os direitos já foram vendidos pelo escritor e o canal não tem que necessariamente pedir nova autorização para adaptar qualquer coisa do universo que esteja contemplada no contrato.
As informações de Otterson e Hibberd, no entanto, vão ao encontro de uma tendência observável da HBO de explorar ao máximo a propriedade que tem nas mãos com o universo de Westeros criado por George R. R. Martin, potencialmente tentando transformar as obras numa grande franquia. Isso seria coerente com os interesses da WarnerMedia de firmar o HBOMax como concorrente de outros streamings que têm franquias pop blockbuster em seu catálogo.
Os contos de Dunk e Egg são o primeiro material complementar do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo publicado por George R. R. Martin. Atualmente, três contos existem:
Eles foram editados pela primeira vez no Brasil em 2014, na coletânea O Cavaleiro dos Sete Reinos, que também foi publicada em língua inglesa em 2015, como A Knight of the Seven Kingdoms (os contos haviam sido publicados originalmente em antologias com outros autores).
George R. R. Martin já declarou ter a intenção de escrever uma série de histórias de Dunk e Egg, compreendendo as vidas inteiras dos personagens. O número não é certo, e em declarações distintas o autor já variou entre sete, dez ou doze.
♛ Clique aqui para acessar nossa página especial dos contos de Dunk & Egg
Até o momento, a única série derivada de Game of Thrones já confirmada é House of the Dragon, que estreia em 2022.