Depois de algum tempo em relativo silêncio sobre o andamento de seus (agora inúmeros) projetos, George R. R. Martin publicou em seu “Not A Blog” um grande post em que dá uma atualização sobre a situação de vários deles e divulga novos, tanto livros quanto obras para a televisão. Vamos recapitular o que ele disse sobre cada um deles.
GRRM deu novidades não apenas sobre o sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas também sobre outras eventuais publicações relacionadas ao universo de Westeros.
Martin abre a publicação afirmando que continua trabalhando em The Winds of Winter. Ele diz que progrediu muito na escrita em 2020, mas menos em 2021. Reitera, ainda, que o mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo segue sendo sua principal prioridade, embora considere, na frase seguinte, que o mundo de Westeros se tornou maior que Winds ou até as próprias Crônicas.
George diz que precisa terminar o segundo volume da história dos Targaryen escrita pela pena do Arquimeistre Gyldayn, o segundo volume de Fogo & Sangue. Diz que já escreveu umas duzentas páginas desse livro, e aí não sabemos se elas são apenas as sobras do material escrito para O Mundo de Gelo e Fogo e o volume 1 de Fogo & Sangue ou se ele também trabalhou no segundo recentemente.
Ainda tratando de outra série já iniciada, GRRM diz novamente que precisa escrever mais novelas de Dunk & Egg, desta vez ressaltando que a necessidade é ainda maior pelo fato de haver uma série sobre a dupla em desenvolvimento. A intenção de escrever mais contos não é exatamente novidade, mas é a primeira vez em que há essa ressalva sobre a série como elemento motivador.
Além disso, o autor divulga que dois novos livros vão ser lançados esse ano. Um deles é uma versão condensada e ilustrada de Fogo & Sangue, elaborada em conjunto com Linda Antonsson e Elio García — administradores do Westeros.org e coautores de O Mundo de Gelo e Fogo —e a diretora de arte da Fevre River (a empresa de GRRM) e uma de suas “minions“, Raya Golden (que entrevistamos aqui). Imagina-se que esse livro vá ser publicado para coincidir e capitalizar com o lançamento de House of the Dragon na HBO. O outro lançamento divulgado por GRRM é um livro de “quem é quem” em Westeros, sobre o qual ele não deu mais detalhes.
George abre essa parte do post dizendo que as séries tomaram bastante do tempo dele em 2021, e que está bastante envolvido em todas elas. Ele diz que trabalhou de perto com os diversos showrunners e roteiristas para manter um “cânone”. Há séries live-action sendo desenvolvidas para a HBO e séries animadas que serão da HBO Max.
O autor se mostra bastante animado com o fato de que algumas das ideias para essas obras são bem diferentes em tom em abordagem do que foi feito antes, e diz que o mundo de Westeros e Essos permite muitos tipos de histórias sobre uma ampla gama de personagens.
A primeira série sucessora, House of the Dragon, encerrou suas filmagens recentemente em Londres e está agora em estágio de pós-produção. GRRM diz que adorou o que já viu, e que está ansioso para ver mais — o que revela que o envolvimento dele não é de fato de estar dentro da série.
George confirma novamente que Bruno Heller (de Roma e Gotham) está escrevendo o piloto para a série de Corlys Velaryon, personagem que estará em House of the Dragon. Ele revela que o primeiro título planejado seria Nine Voyages (“Nove Viagens”), mas que agora a produção vem sendo chamada de The Sea Snake (“A Serpente Marinha”), pois já há outra série com um número no título.
Essa segunda série é a também já conhecida produção sobre a Nymeria, a rainha guerreira dos roinares, intitulada Nine Thousand Ships (“Nove Mil Navios”). Martin diz que a showrunner Amanda Segel já escreveu alguns rascunhos e que eles estão avançando no processo.
A terceira é a já mencionada série que adapta os contos de Dunk & Egg, que tem Steve Conrad como showrunner, sobre a qual Martin desta vez dá mais detalhes. Segundo o autor, as reuniões entre ele e sua equipe e o pessoal de Conrad foram bastante satisfatórias, e que o produtor pretende fazer uma adaptação bastante fiel das novelas (que é exatamente o que Martin quer).
GRRM revela, ainda, que a primeira temporada adaptará “O Cavaleiro Andante”, e que a série não se chamará Dunk & Egg (segundo ele, para que os espectadores não achem que se trata de uma sitcom). Os títulos considerados são A Knight of the Seven Kingdoms (“Um Cavaleiro dos Sete Reinos”) e The Hedge Knight (“O Cavaleiro Andante”).
No âmbito das séries animadas, George diz que está adorando as artes conceituais que lhe foram mostradas, embora não possa revelar muita coisa a respeito delas. Ele confirma, porém, que uma notícia vazada há algum tempo, sobre uma das séries ser ambientada em Yi Ti, é verdadeira. O título provisório dessa produção de animação é The Golden Empire (“O Império Dourado”).
Além dos projetos relacionados a Westeros, Martin reitera que está trabalhando também com os produtores e roteiristas de Roadmarks, da HBO (que adapta um romance de ficção científica de Roger Zelazny), Dark Winds, da AMC (baseada nas histórias de detetive de Leaphorn e Chee, de Tony Hillerman), e a adaptação de Wild Cards pela Universal/Peacock. Ele ainda revela que Night of the Cooters, um curta que adapta um romance de ficção científica de Howard Waldrop, deve ser finalizado no fim deste mês.
Agora, um pouco de comentários próprios para analisar o post de GRRM. A despeito de Martin dizer que The Winds of Winter continua sendo sua prioridade, a série de revelações seguintes indicam que ele tem dado bastante importância para as obras televisivas inspiradas em suas criações literárias.
Pode ser impressão minha, mas ao dizer que “Westeros ficou maior que The Winds of Winter, ou até que As Crônicas de Gelo e Fogo”, George dá a entender que o que outrora entendíamos como “a série principal” pode já não ter exatamente esse status no entender dele.
A intenção da HBO de tornar o universo de Game of Thrones numa grande franquia pop multimídia já se desenhava como clara desde 2017, mais ou menos, mas até agora Martin ainda não havia dado declarações como estas, que mesmo sem querer podem revelar que Winds, as Crônicas e o material escrito pelo próprio autor já não representam o centro em torno do que as obras derivadas orbitam. A ver o que o “GoT Universe” nos reserva.