No ano passado, criamos uma especulação de como seriam divididos os 10 episódios da 2ª temporada da série em função dos capítulos mostrados em ‘A Fúria dos Reis’. Fazer isso com a 3ª temporada, no entanto, mostrou-se uma tarefa difícil. O livro será dividido em duas temporadas e não será necessariamente dividido ao meio, cronologicamente.
Fizemos uma breve resumo do livro Tormenta de Espadas, capítulo por capítulo pra tentar descobrir o que entra e o que sai no 3º ano de Game of Thrones. O texto é recomendado pra quem já leu o livro ou não tem problema com spoilers pesados.
Antes de começar a discussão nos comentários vale lembrar que:
A seguir, leia o resumo breve de todos os capítulo do livro e divida com a gente nos comentários quais cenas vocês apostam que estarão na 3ª temporada de Game of Thrones.
No Punho dos Primeiros Homens, Chett planeja matar Mormont e desertar. Quando ele tenta matar Sam, ouve três sopros do berrante. São os Outros.
Jaime (com cabelo raspado), Brienne e Cleos estão a caminho de Porto Real para trocar Jaime por Sansa e Arya. Brienne arruina a tentativa de resgate de Robin Ryger.
Catelyn está confinada nos aposentos do pai por ter libertado o Regicida. Ela ouve o pai murmurar por Tânásia, e pensa ser o bebê abortado da irmã.
Arya, Gendry e Torta-Quente viajam pelo Norte em fuga de Harrenhal. Arya dorme de cansaço e sonha através dos olhos de sua loba.
Muita coisa mudou em Porto Real agora que Tywin é Mão. Tyrion percebe que o pai não lhe deu nenhum crédito pelos feitos na batalha. Tyrion exige ser reconhecido como herdeiro de Casterly Rock, mas o pai recusa.
Davos é resgatado de uma pequena ilha na Baía do Água Negra, por Salladhor Saan.
Sansa janta com Lady Olenna e Margaery na Arcada das Donzelas. Quando pressionada, Sansa fala que Joff é um monstro, e que ela teme por Margaery. As Tyrell planejam enviar a garota para Jardim de Cima e casá-la com Willas.
Jon é levado à presença de Mance, que o aceita como um membro do povo livre. Mance conta que estava no banquete que Winterfell ofereceu a Robert e também conta a história de como se tornou o rei Pra Lá da Muralha.
Os dragões de Dany sobrevoam o oceano. Arstan conta a Dany histórias sobre os Targaryen. Sor Jorah convence Dany a navegar em direção a Astapor para comprar Imaculados e a beija, dizendo que gostaria de ser uma das cabeças do dragão.
Bran começa a desenvolver mais a habilidade de fugir para o corpo de seu lobo. Ele decide procurar pelo Corvo de Três Olhos em Além da Muralha.
Davos volta para Pedra do Dragão, uma vez que resolveu matar Melisandre, mas é preso antes de realizar o ato. Ele vê que Edric Storm e Shireen são amigos.
Jaime, Brienne e Cleos chegam à Estalagem do Ajoelhado onde trocam seus botes por cavalos. Naquela noite, Jaime se lembra de como se tornou cavaleiro da guarda real.
Tyrion pretende mandar Shae para longe, para protegê-la de Tywin. Porém, mais uma vez, ele não consegue se ver longe dela. Ele fica sabendo que o cantor Symon Língua-de-Prata provavelmente sabe de seus segredos.
Arya, Gendry e Torta-Quente são capturados por Tom Sete-Cordas, Limo e Anguy, da Irmandade sem Estandartes. Na estalagem, Harwin reconhece Arya.
Robb retorna à Correrrio e revela à mãe que se casou com Jeyne Westerling, uma violação ao acordo feito com Walder Frey. Como os Westerlings são vassalos dos Lannisters, toda a família de Jeyne fugiu com ela. Cat percebe que Vento Cinzento não se encontra perto de Robb porque a noiva do filho o teme (e o lobo não gosta do tio dela, Rolph Spicer). No final do capítulo sabemos que Edmure atrapalhou os planos de Robb ao retardar a partida de Tywin e fazer com que ele tivesse mais tempo para criar aliados para a Batalha da Água Negra.
Jon foi ferido pela águia de Orell. Mance chega ao Punho e está bravo por Jon ter mentido sobre de que lado estaria. Ygritte o defende dizendo que eles estão juntos. No final do capítulo eles realmente ficam.
Sansa prova um novo vestido de festa encomendado por Cersei. Dontos diz a Sansa que os Tyrell são os Lannisters em forma de flor, e que ele a ajudará a escapar, como prometido, no dia do casamento de Joffrey.
O grupo de foras-da-lei que escoltam Arya, Gendry e Torta-Quente marcham pelas Terras Fluviais em busca de Beric Dondarrion. Torta-Quente decide ficar com Sharna, como cozinheiro da hospedaria. Arya fica sabendo sobre a história da Irmandade e a ligação deles com a morte de seu pai.
Sam cai à exaustão da fuga. Ele se lembra que não conseguiu enviar corvos para a Muralha para avisar o ataque. Paul Pequeno o resgata, mas é atingido por um wight. Sam saca sua adaga de obsidiana e mata a criatura.
Lancel está a beira da morte. Kevan revela que Balon Greyjoy propôs aliança através de uma carta. Todos concordam que Robb agora é um rei sem reino. Mindinho anuncia sua partida para o Ninho para casar-se com Lysa. Tyrion é nomeado Mestre da Moeda. Pycelle anuncia que 300 dorneses estão marchando rumo a Porto Real. Varys fala sobre a especulação de um dragão de três cabeças visto em Qarth e sobre a necessidade de homens na Patrulha da Noite na luta contra os selvagens. Tywin ignora. Tywin sugere que Cersei case-se com Willas Tyrell e a rainha fica furiosa. Tyrion mal tem tempo de se deliciar com a fúria da irmã, pois também deverá se casar: e com Sansa Stark.
Lorde Karstark mata Willem Lannister e Tion Frey. Robb é obrigado a executá-lo. À noite Jeyne procura a sogra buscando conselhos para consolar o marido, e promete a Cat que logo lhe dará netos.
Jaime sente falta da irmã e se lembra sobre sua infância, quando começaram a dormir juntos, e do dia em que sua mãe os pegou no flagra. Ele gostaria de ter se casado com Cersei, como os Targaryen faziam. Cleos é morto. Jaime e Brienne são capturados pelos Saltimbancos. Zollo e Vargo Hoat cortam fora a mão direita do regicida.
A Irmandade continua a procura de Beric. Eles chegam em Coração Alto, o lugar que um dia foi sagrado para os Filhos da Floresta. Arya consegue sentir o poder do lugar. Lá eles encontram a Senhora das Folhas, uma senhora minúscula de cabelos longos brancos, que fala a Limo e Tom sobre sonhos. Ela sonha com, “uma sombra com um coração flamejante matando um veado dourado”; “um homem sem face à espera em uma ponte que oscilava e balançava, em seu ombro empolava-se um corvo afogado com algas penduradas nas asas”; e com “um rio rugindo e uma mulher que era peixe, à deriva, morta, com lágrimas vermelhas nas faces”. Mais tarde, a Senhora Smallwood tenta vestir Arya com roupas mais femininas.
Daenerys inspeciona e negocia os Imaculados em Astapor através de uma tradutora – Missandei. Dany e Arstan ficam perplexos com a péssima condição de vida a qual esse exército é imposto. Além disso, ela não tem dinheiro para pagar por eles.
Os viajantes encontram um Liddle nas colinas, que finge não conhecê-los. Meera conta a Bran a história do Torneio de Harrenhal que ocorreu durante o ano da Falsa Primevera.
Melisandre visita Davos nas masmorras para determinar se o cavaleiro está do lado das trevas ou da luz. Alester Florent é preso por traição.
Jon cavalga para a Muralha com Styr e seus homens. Jon e Ygritte passam o tempo em uma caverna que supostamente conduz para a Floresta Assombrada atravessando toda a Muralha por baixo e além, mas ninguém exceto Gendel e Gorne, os lendários gêmeos e reis selvagens sabiam o caminho. Enquanto eles fazem amor, Ygritte pede a Jon para que eles fiquem ali para sempre.
Dany aceita trocar um de seus dragões pelos Imaculados. Quando o acordo é selado Dany os surpreende: Drogon os queima e enquanto Imaculados os passam pela espada, conquistando a cidade.
Sansa e Tyrion se casam. Durante a cerimônia Sansa não se curva para que Tyrion possa colocar o manto Lannister em suas costas, causando grande vergonha ao duende. Mais tarde, Tyrion a poupa de consumar o casamento na cama.
A Irmandade chega ao Septo de Pedra procurando por Beric. Harwin conta a Arya sobre a Batalha dos Sinos. O líder da vila (homem conhecido como O Caçador Louco) captura Sandor.
Os homens de Styr disputam pra saber quem conseguirá chegar ao topo da Muralha primeiro. Muitos dos escaladores caem e morrem, incluindo Jarl. Quando chegam ao topo, Ygritte fala sobre o Berrante de Joramun.
Jaime e Brienne são trazidos a Harrenhal. O ferimento de Jaime está podre. Jaime salva Brienne de ser estuprada. Roose Bolton, fica enojado com o que os Saltimbancos fizeram a Jaime. Conhecemos Qyburn.
Tyrion se encontra com Symon Língua de Prata e diz pra ele sair da cidade. Quando ele se recusa Bronn começa a trabalhar para que ele seja morto. Willas rejeitou o noivado com Cersei. Tobho Mott trabalhou em duas novas espadas com aço valiriano para os Lannister. Tywin se recusa a ajudar a Muralha até que Janos Slynt seja nomeado Senhor Comandante.
Os sobreviventes da Patrulha estão na fortaleza de Craster. Um grande motim faz com que Craster e Mormont sejam mortos. Duas das esposas de Craster arranjam cavalos para Sam e pedem para que ele leve Goiva e seu bebê embora.
Arya e Sandor são levados à presença de Lorde Beric. Sandor “mata” Beric durante combate, que volta à vida minutos mais tarde.
Lorde Hoster morre e tem seu funeral. Uma comitiva Frey chega mais tarde dizendo que a família aceitará as desculpas de Robb se Edmure casar-se com Roslin Frey.
Davos é levando perante Stannis que o nomeia Mão do Rei. Stannis realiza um ritual com sanguessugas, mas Melisandre afirma que aquilo não vai funcionar: Edric Storm precisa ser sacrificado.
Na casa de banho, Jaime conta a Brienne a história completa de quando matou Aerys. Lord Bolton promete levar Jaime para casa em segurança, mas decide deixar Brienne para Vargo Hoat.
Tyrion recebe Oberyn Martell e a comitiva de Dorne em Porto Real. O Víbora Vermelha pergunta a Tyrion “quando a justiça (de Elia e seus filhos) será feita”.
Gendry se junta à Irmandade, como ferreiro. Thoros conta que Beric já foi trazido a vida seis vezes, e que a próxima poderá ser a última. Lorde Beric cria uma emboscada para grupo de Bravos Companheiros.
Bran, Meera, Jojen, e Hodor se refugiam de uma tempestade na torre abandonada da Coroadarainha, na Dádiva. Bran desliza para o corpo de Hodor e, depois, para o de Verão.
Os homens de Styr chegam à Coroadarainha. Jon tira vantagem de um ataque do lobo Verão para fugir para a Muralha. Na fuga ele é atingido na perna, mas continua.
Daenerys exige que Yunkai liberte todos os seus escravos. A luta é facilmente ganha com a ajuda de Daario e dos Corvos Tormentosos. Arstan fala sobre Rhaegar e sobre o Solar de Verão. O povo liberto ama Dany e a chama de “Mhysa“.
O Fantasma de Coração Alto conta a eles seu sonho: “o rei da lula gigante está morto e lorde Hoster também. O bode senta sozinho e febril no salão dos reis enquanto o grande cão cai sobre ele; um lobo uivando na chuva com ninguém para ouvi-lo, um clangor com tambores, berrantes, flautas e gritos e o som triste de pequenas campainhas; uma donzela em um banquete com serpente roxas nos cabelos e veneno pingando de suas presas”. Sonhou também com a mesma donzela “matando um gigante selvagem em um castelo feito de neve.”
De repente ela avista Arya e diz: “criança de sangue… é cruel ao vir ao meu monte. Empanturrei-me de pesar em Solarestival, não preciso do seu. Desapareça daqui, coração negro.”
Mais tarde, Arya foge da Irmandade e é capturada por Sandor.
Jaime começa sua viagem de volta para casa, e pede para Roose Bolton mandar lembranças a Robb. No caminho o regicida resolve voltar para Harrenhal e salvar Brienne.
Robb segue para as Gêmeas. No caminho ele convoca seu conselho e declara Jon Snow seu herdeiro.
Sam e Goiva estão cercados por wights quando são salvos por um misterioso homem, com mãos frias e vestes negras.
Sandor leva Arya para as Gêmeas, para que ele possa pedir pela recompensa da garota.
Jon alcança Castelo Negro a tempo de avisar sobre o ataque selvagem iminente. Ele fica sabendo que Winterfell foi queimado e que Bran e Rickon foram mortos pelas mãos de Theon. Jon tem certeza de que o lobo que o protegeu foi Verão, e de que talvez Bran esteja vivo.
Robb chega as Gêmeas, desculpa-se com Lorde Walder e se reúne com os homens de Roose Bolton. Robb é privado da companhia de Vento Cinzento.
Sandor e Arya chegam nas Gêmeas.
Os Freys assassinam Robb, Catelyn e muitos de seus homens, como vingança a quebra de sua honra.
Sandor e Arya tentam entrar no castelo. Quandoo vê a confusão que se inicia, Sandor tira a garota de lá e foge.
Tywin revela a traição nas Gêmeas e como ele ajudou que tudo acontecesse. Ele planeja oferecer termos generosos aos nobres nortenhos que se renderem, mas Joffrey discorda e diz que deseja todos mortos, exigindo inclusive a cabeça de Robb para que ele possa presentear Sansa. Joffrey zomba do próprio avô chamando Tywin de covarde por se esconder em Casterly Rock enquanto Robert ganhava a guerra do Tridente.
A Mão revela que Robb e Catelyn foram mortos na mesa do banquete enquanto seus direitos de hóspedes ainda valiam, “O sangue está nas mãos de Walder Frey, não nas minhas”. Além disso, Arya Stark será prometida ao herdeiro bastardo Bolton.
Salladhor Saan conta ao Rei Stannis sobre o Casamento Vermelho, e como os Freys costuraram a cabeça do lobo de Robb em seu corpo mutilado. Catelyn, assassinada e jogada nua no rio.
Davos começa a ter lições de leitura e escrita com meistre Pylos. Durante uma das aulas ele fica sabendo da carta que a Patrulha mandou a Stannis, pedindo por ajuda.
A Patrulha derrota os homens de Styr com barris de pólvora. Ygritte morre nos braços de Jon.
Bran, Hodor, Meera, e Jojen chegam a Fortenoite. Bran se lembra do conto de horror sobre o castelo. Sam os encontra e os leva para Mãos Frias, prometendo não contar nada para Jon.
Arstan salva Dany de uma tentativa de assassinato e revela ser Sor Barristan Selmy. Barristan revela que Jorah espionou Dany a mando de Varys e do Pequeno Conselho, em troca de ganhar o perdão real.
Tyrion faz de tudo para que Sansa não saiba sobre os detalhe da morte de seu irmão e mãe. Mais tarde ele encontra Shae em segredo e eles transam. Ele pondera o que fazer com ela, talvez casá-la com um nobre.
Tyrion e Sansa tomam café da manhã com Joffrey na manhã de seu casamento. É ano novo, o 300º desde a Conquista de Aegon. Tyrion presenteia o sobrinho com uma cópia do Vida de Quatro Reis do Grande Meistre Kaeth. Joff corta o livro no meio com a espada que ganhou do avô. Tyrion sugere que o sobrinho tentou matar Bran com a adaga de Mindinho.
Joffrey humilha Tyrion durante toda a festividade de seu casamento com Margaery. Tyrion está muito bêbado. Há uma simulação de justas com dois anões. Em certo ponto da festa, Joffrey é envenenado e morre. Cersei culpa o anão.
Dontos tira Sansa da Fortaleza Vermelha e a leva para Lorde Petyr em alto mar. Dontos é morto. Mindinho assume a ideia de levar os anões para o casamento de Joffrey, para humilhar Tyrion. Ele também assume parte do estratagema de colocar as ametistas envenenadas no vinho do rei Joffrey com ajuda dos Tyrell. Diz que fez tudo isso para protegê-la, já que foi ele quem tirou a virgindade de Cat, e que, afinal de contas Sansa até poderia ser sua filha.
Jaime chega a Porto Real. Loras confronta Brienne por causa de Renly. Jaime e Cersei transam no septo. Eles brigam. Mais tarde, Jaime é renegado por Tywin.
Davos contrabandeia Edric Storm de Pedra do Dragão. Stannis prepara-se para matá-lo e o cavaleiro começa a ler a carta da Patrulha.
As tropas de Castelo Negro vencem o primeiro ataque dos selvagens. Donal é morto e Jon assume o comando.
Arya e Sandor viajam rumo ao Ninho e, depois, mudam de ideia e partem para Correrrio.
Tyrion é colocado em julgamento. Pycelle conta que Tyrion roubou poções dele e Taene Merryweather diz que viu Tyrion derrubar algo na taça de Joffrey. Mais tarde, Oberyn o visita e se oferece a ser seu campeão.
Jaime lê o Livro Branco e mais tarde preside sua primeira reunião como Senhor Comandante da Guarda Real.
Petyr leva Sansa a seu castelo, nos Dedos. A garota agora se chama Alayne Stone, a bastarda. Lysa chega e se casa com Mindinho.
Lorde Janos chega a Castelo Negro e declara Jon traidor.
Shae acusa Tyrion e Sansa de planejarem a morte de Joffrey. Ela ainda conta que o anão a obrigava a chamá-lo de “gigante de Lannister”. Humilhado, Tyrion pede julgamento por combate. Oberyn machuca seriamente Gregor (o campeão da rainha), mas acaba morto. A luta é terrivelmente sangrenta.
As tropas de Dany conquistaram Meereen através dos esgotos. Daenerys bane Jorah. Astapor voltou a ser uma bagunça. Ela decide ficar em Meereen e reinar.
Jaime entrega a Cumpridora de Promessas (ex Gelo) a Brienne e a envia em resgate de Sansa e Arya.
Janos envia Jon para matar Mance. Stannis chega com seu exército e dizima os selvagens. Enquanto isso acontece, Dalla está em trabalho de parto.
Sandor e Arya encontram Cócegas e Polliver na hospedaria. Arya recupera Agulha e mata Polliver. Sandor mata Cócegas, mas acaba seriamente ferido. Arya abandona o Cão moribundo na mata e parte para Bravos, mostrando a moeda que Jaqen lhe deu.
Sam teme que Janos Slynt seja eleito o próximo Senhor Comandante da Patrulha da Noite.
Stannis oferece legitimar Jon como um Stark e nomeá-lo Senhor de Winterfell para ajudar a espalhar a fé do Deus Vermelho.
Jaime e Varys libertam Tyrion na calada da noite. Tyrion, antes de partir, descobre a verdade sobre Tysha e mata Shae e Tywin.
Stannis exige que o novo líder da Muralha seja escolhido naquela noite. Sam manipula Cotter Pyke e Denys Mallister, de modo que os dois apoiem a candidatura de Jon.
Jon se lembra da infância com Robb, e como era difícil ser um bastardo. Ele olha nos olhos de Fantasma e percebe que, apesar de tudo, é um homem que pertence aos Velhos Deuses, recusando-se a aceitar a proposta de Stannis. Mais tarde ele é eleito Senhor Comandante da Patrulha da Noite.
Sansa contempla a neve e é assediada por Petyr. Lysa tenta matá-la por isso e Mindinho a joga pela Porta da Lua, culpando Marillion. Antes de morrer a tia de Sansa confessa que foi ela quem matou Jon Arryn a mando de Mindinho.
Merret é enforcado pela Irmandade sem Estandartes, a mando de Catelyn Stark. Cat foi revivida pelas chamas de R’hllor e agora atende pelo nome de Coração de Pedra.