A Cidade de Pedra
O conto sobre o explorador Michael Holt nos confins dos domínios humanos dos Mil Mundos é, segundo George R. R. Martin, “um dos que chegam mais perto de capturar os anseios daquele garoto deitado na grama de verão ao lado do Kill Van Kull, olhando para Órion no céu. Não sei se um dia evoquei aquela vastidão do espaço ou aquela ‘sensação de encanto’ difícil de descrever do que fiz nesse conto.”
A Cidade de Pedra (The Stone City) fica em um planeta sem nome, ou com muitos nomes, e sua construção é até hoje nebulosa. Não se sabe que raça a construiu e o que há nos seus confins subterrâneos. Holt, alguém que desde menino ansiava em conhecer os confins do universo, está há um ano neste planeta, procurando uma maneira de continuar sua jornada, mas o estranhamento com aquele mundo o impede de sequer entender suas regras e costumes.
Foi publicado pela primeira vez na antologia New Voices in Science Fiction, editada pelo próprio Martin, em fevereiro de 1977. Depois, apareceu ainda na coletânea Sandkings (1981) e Dreamsongs Vol I (2003), sendo que esta última foi traduzida para o português e lançada pela editora Leya em 2017, com o nome de RRetrospectiva da Obra.