É claro que a forma mais simples e direta de ler os cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo é na ordem de publicação, mas existe uma maneira um pouco diferente de ler a série. É possível ler o quarto livro, O Festim dos Corvos, paralelamente com o quinto, A Dança dos Dragões. Mas como isso é possível?
Essa ideia remonta ao projeto original do próprio George R. R. Martin, de que Dança fosse o quarto livro da série, e à decisão de dividir o livro em dois, que resultou no nascimento de Festim. A consequência disso foi que os eventos do quarto livro se passam simultaneamente a boa parte do quinto. Nosso post sobre a história da escrita de As Crônicas de Gelo e Fogo contém mais informações sobre como e por que essa divisão aconteceu.
Leitores elaboraram formas de ler os dois livros conjuntamente, com os capítulos ordenados pela cronologia dentro da história, mas tentando preservar alguns twists. A mais popular é a de Sean T. Collins, do blog All Leather Must be Boiled, que é a seguinte:
Surge então a pergunta: isso é recomendável para uma primeira leitura? Eu diria que não – sou convicto de que devemos ler as obras na ordem de publicação, a não ser que haja uma instrução expressa do autor (e neste caso não é). Mas essa combinação é sem dúvida uma forma interessante de se reler a obra, e é inclusive o que adotamos nos nossos Podcasteros sobre os livros.
Se você já leu os livros dessa forma, compartilhe sua experiência com outros leitores nos comentários!