Bem, é claro que a grande maioria das pessoas já estava mais do que satisfeita com a revelação sobre a origem de Jon Snow, contada no flashback do episódio The Winds of Winter. Anos e anos de debates se passaram nos fóruns e sites pelo mundo, e essa era a suposição mais discutida e celebrada pelos fãs, tanto os da série quanto os dos livros. Ainda que apenas a mãe de Jon tenha aparecido e contado parte da história, era bem óbvio que o pai de Jon é Rhaegar Targaryen, que morrera em batalha e não tinha como estar ali para ajudar a contar a história também. Há evidências disso de sobra tanto na série quanto nos livros.
Desde domingo, no entanto, muitos espectadores ficaram confusos. Isso porque Lyanna (Aisling Franciosi) omitiu parte da revelação, sussurando algumas palavras no ouvido de Ned e deliberadamente deixando parte do mistério escondido da audiência. Para colocar ainda mais lenha na fogueira, os produtores evitaram citar o nome de Rhaegar nos vídeos de Inside the Episode, e mesmo Isaac Hempstead-Wright (Bran) em entrevista ao Hollywood Reporter demonstrou que a paternidade de Jon não havia se revelado na cena:
Não ouvimos muito acerca do que Lyanna diz. Há apenas algo ao longo da fala, onde se ouve “Se Robert descobrir, ira matá-lo.” Quando Bran vê a reação de seu pai e entende que esta é uma criança contrabandeada que ele trouxe para casa, Bran pensa: “Bem, espere, quem é essa criança contrabandeada que meu pai levou? Ah! Jon Snow! Então, Jon Snow não é meu meio-irmão”. Mas ainda não sabemos quanto ao pai, eu acredto. E, até que se saiba mais sobre isso, poderia até ser Ned. Poderia ser algo igual a Cersei e Jaime acontecendo ali.
Mas pelo menos parte dessa confusão acaba agora, já que o Making Game of Thrones, blog oficial dos bastidores, divulgou um gráfico que revela que Rhaegar é, de fato, pai de Jon:
Tudo isso é bem curioso porque a edição da cena apresentada deu a entender que Bran escutou o que sua tia sussurrou no ouvido de Ned. Tomara que isso queira dizer que o personagem poderá nos revelar isso no ano que vem, embora o ator não tenha se dado conta. E bem, mesmo que Bran não tenha escutado, que ele viaje no tempo e nos leve junto com ele ao passado, presente e futuro, quantas vezes puder, para nos contar mais detalhes sobre a Rebelião e sobre Rhaegar e Lyanna .
Se você não está satisfeito com isso, tem mais. Na tarde desta terça-feira, os perfis da HBO nas redes sociais divulgaram uma ação envolvendo a Siri, assistente pessoal digital dos usuários da Apple. Se você pergunta a ela “Siri, who is Jon Snow’s father” (“Siri, quem é o pai de Jon Snow”) ela responde: “Vamos apenas dizer que há um pouco de fogo nesse Snow”. Ela também pode responder com: “Para conhecer a história, você terá que fazer as contas: R+L=J”; “Jurei guardar segredo, mas posso dizer que ele era um ótimo bardo” (se referindo a história que Barristan contou a Daenerys); e “Como Ned, prometi que não contaria”:
Send a raven.
It appears Siri watched the Season 6 finale of #GameofThrones. pic.twitter.com/naZ8bl5ol8— Game Of Thrones (@GameOfThrones) June 28, 2016
A gente testou aqui e funciona mesmo, mas só em inglês. Tentem perguntar também: “Siri, did you watch Game of Thrones?” As respostas são hilárias.
Veja aqui a lista com os melhores tweets sobre a season finale da sexta temporada.