Olá, leitor e leitora! Depois de longo e tenebroso inverno, chegamos à 16ª edição de Assim Falou Martin, a seção do Gelo & Fogo em que trazemos declarações de George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo. Os registros originais, em inglês, são do Westeros.org, que gentilmente autorizou que traduzíssemos para o português.

Os relatos publicados hoje são de março de 2000, e são correspondência de George R. R. Martin com fãs e posts em fórum. Tentamos, na tradução, manter a escrita original, na medida do possível. As ilustrações são por nossa conta (e claro, dos autores). Ao final, alguns comentário meus sobre as respostas.

Para acessar a coleção completa de AFMs publicados, clique aqui. Boa leitura!

Algumas perguntas

Correspondência com fã, enviada por Maia B.. 16 de março de 2000.

Sr. Martin, vou arriscar fazer algumas perguntas em nome de seus outros fãs loucos e desesperados por informações.

OK.

Você pretende fornecer os anos de nascimento dos personagens mais importantes? (Por exemplo, controvérsias sobre as idades de Renly e Edric Storm, Benjen e Tyrion etc). Um monte de crianças têm suas idades registradas nos Apêndices de A Fúria dos Reis… Mas nenhum dos personagens adultos, infelizmente.

Com um elenco tão grande, seria impossível fornecer datas para todos, e até fazer isso para os agentes mais importantes seria difícil. Eu tento, sim, e as fixo em minhas notas particulares, nos casos em que as idades são importantes, mas na maior parte dos casos não importa realmente se alguém tem trinta e três ou trinta e oito anos.

Como Ned conseguiu se tornar um modelo nortenho e amigo ítnimo de Lyanna se seu período no Vvale durou dos 8 aos 18 anos? Ou ele voltou para casa em algum momento (qual?), e só visitava Jon Arryn antes e depois do Torneio de Harrenhal?

Ele foi criado lá, não estava exilado. Sim, certamente ele voltou para casa. Com menos frequência nos primeiros anos, quando ele cumpria as tarefas de pajem e depois de escudeiro, mas com mais frequência e por períodos maiores depois. Durante os anos de “escudeiro” (ele não era um escudeiro em sentido estrito, já que não estava treinando para ser cavaleiro, mas atuava como tal), ele também teria acompanhado Jon Arryn em muitas viagens fora do Vale. E quando atingiu a idade de dezesseis anos, ele era um homem feito, livre para ir e vir como quisesse… o que incluiria tanto tempo em casa quanto no Vale, já que Jon Arryn se tornara um segundo pai. O mesmo era verdade para Robert, que dividia seu tempo entre Ponta Tempestade e o Vale depois de atingir a maioridade, sem contar as participações em torneios e quaisquer lutas que conseguisse encontrar.

Hoster e Brynden Tully
A contenda entre Hoster e Brynden Tully. Arte: lastshadow.

“Era o seu senhor. Ele sabe. Era meu direito, arranjar-lhe um partido.” diz Lorde Hoster sobre Brynden. Isso significa que o lorde pode forçar qualquer pessoa sob seu domínio a se casar com quem ele desejar? As pessoas em questão podem legalmente quebrar os compromissos feitos para eles pelo lorde (por exemplo, as promessas, noivados), e quais punições o lorde pode infligir a eles por isso? E se eles simplesmente se recusarem a trocar os votos de casamento etc.?

Eles podem de fato se recusar a fazer os votos, como o Peixe Negro fez, mas com frequência há consequências severas para isso. Certamente se espera do lorde que arranje partidos para seus próprios filhos e para os irmãos e irmãs mais novos que não forem casados. Ele não necessariamente arranja casamentos para seus lordes vassalos ou cavaleiros a seu serviço… mas seria sensato da parte deles consultar com ele e respeitar os sentimentos dele. Não seria prudente para um vassalo se casar com algum dos inimigos de seu suserano, por exemplo.

Noticiazinha

Correspondência com fã, enviada por Elio M. García, Jr… 25 de março de 2000.

Uma noticiazinha que pode interessar alguns de vocês: meus editores na Bantam decidiram que vão incluir um capítulo prévia de A Tormenta de Espadas na versão de capa mole americana de A Fúria dos Reis, atualmente agendada para publicação em setembro.

O capítulo que eles escolheram é a primeira parte de Sansa em A Tormenta de Espadas, em que Sansa ceia com Margaery Tyrell, conhece a avó dela, e ouve um bobo gordo cantar “O Urso e a Bela Donzela”.

Nascidos do ferro
Incursores nascidos do ferro invadem a costa. Arte: Tomasz Jedruszek © Fantasy Flight Games

Os nascidos do ferro

Post em fórum. 25 de março de 2000.

Os nascidos do ferro vêm de uma cultura com tradição guerreira muito forte – muito mais do que na Westeros continental. O resto dos Sete Reinos têm uma casta guerreira (os cavaleiros) no topo de uma base maior de camponeses, fazendeiros, artesãos, mercadores etc. O “Costume Antigo” das ilhas encoraja quase todos os homens (e algumas mulheres, como Asha) a abraçarem as incursões e saques, pelo menos se eles forem jovens e saudáveis.

Se George, no ano 2000, considerava que era um trabalho enorme calcular idades exatas para todos os seus personagens e nem se preocupava com isso, nos anos seguintes o trabalho dos fãs dedicados provou que seria, sim, possível fazer cálculos a esse respeito.

Atualmente, o app oficial de As Crônicas de Gelo e Fogo (disponível para Android e iOS), escrito por Elio García e Linda Antonsson, fornece datas para muitos personagens, calculadas com base em passagens dos livros. Cálculos de idades e anos de nascimento feitos com cruzamento de informações também são feitas pelos editores da Wiki of Ice and Fire. Um esforço trabalhoso, mas muito útil e louvável.

O contexto para a pergunta sobre os poderes dos lordes sobre seus vassalos e familiares é um fala de Hoster Tully, pai de Catelyn, Lysa e Edmure, sobre seu irmão Brynden. Hoster pretendia que Brynden se casasse com Bethany Redwyne, mas o irmão recusou (bem como ofertas de noivas das casas Bracken e Frey). A relação dos irmãos estremeceu por essa razão, e Hoster chamou Brynden de “a ovelha negra do rebanho Tully”. Apontando que o símbolo da Casa era na verdade uma truta, Brynden adotou como emblema pessoal o próprio peixe, mas na cor negra, o que lhe rendeu seu apelido.

A resposta de Martin sobre os períodos de Eddard no Vale e no Norte enquanto crescia é interessante. E me pergunto se George realmente havia pensado nessa questão quando escrevera o livro e esse background para Ned, inicialmente. Ainda que não tivesse pensado nisso e tenha criado toda a resposta só quando essa pergunta surgiu, ela me pareceu bastante razoável.

O comentário do autor sobre a cultura marcial dos homens de ferro também é relevante, pois um assunto que sempre surgiu nos fóruns ao longo dos anos é o poderio militar de cada região. Muitas vezes os cálculos dos leitores tomavam como base estimativas das populações totais das regiões, das quais a força militar possível seria apenas uma fração.

Com base na informação desse post de Martin, fica claro que, no que tange às Ilhas de Ferro, não se pode calcular o número de guerreiros usando a mesma proporção das outras regiões. O Westeros (de novo!) também já fez um bom vídeo sobre o assunto:

E assim chegamos ao fim do Assim Falou Martin número 16. A caixa de comentários para discussão das falas de GRRM está aberta abaixo. Para acessar a coleção completa de AFMs, clique aqui. A edição 17 está a caminho.