Olá! Estamos na edição número 11 de Assim Falou Martin, a seção em que o Gelo & Fogo traz declarações de George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo. Os registros desta edição estão originalmente no Westeros.org, que gentilmente autorizou que traduzíssemos para o português.
Os relatos publicados hoje são de outubro de 1999, e são correspondência de George R. R. Martin com fãs. Tentamos, na tradução, manter a escrita original, na medida do possível. As ilustrações são por nossa conta (e claro, dos autores).
Para acessar a coleção completa de AFMs publicados, clique aqui. Boa leitura!
Correspondência com fã, enviada por Jeff. 5 de outubro de 1999.
A natureza do relacionamento entre Sandor e Sansa tem sido um assunto quente no fórum de Revanshe. A juventude de Sansa tem sido um dos focos da discussão. Qual é a visão geral westerosi quanto a relacionamentos românticos ou sexuais envolvendo uma menina da idade de Sansa, e o nível de maturidade física?
Um menino em Westeros é considerado um “homem feito” com dezesseis anos. O mesmo é verdadeiro para meninas. Dezesseis é a idade da maioridade legal, como vinte e um é para nós.
Porém, para meninas, a primeira menstruação também é bastante significativa… e em tradições mais antigas, uma menina que menstruou é uma mulher, pronta tanto para casar quanto para ter relações sexuais.
Uma menina que menstruou mas não chegou ainda aos dezesseis anos está em uma situação um tanto ambígua: parte criança, parte mulher. Uma “donzela”, em outras palavras. Fértil mas inocente, amada pelos cantores.
Na “visão geral westerosi”, meninas podem muito bem se casar antes de sua primeira menstruação, por razões políticas, mas seria considerado perverso manter relações com elas. E casamentos tão prematuros, mesmo sem sexo, permanecem raros. Geralmente os casamentos são adiados até que a noiva tenha passado do estágio de criança para a fase de donzela.
Pode-se casar e manter relações com donzelas… porém, mesmo nesses casos, muitos maridos esperarão até que a noiva tenha quinze ou dezesseis anos antes de dormir com ela. Mães muito jovens tendem a ter taxas de morte no parto muito maiores, o que os meistres terão observado.
Como na Idade Média real, meninas de alto nascimento tendem a menstruar significativamente antes das de nascimento mais baixo. Provavelmente uma questão de nutrição. Como resultado, elas também tendem a se casar mais cedo, e ter filhos mais cedo.
Existem inúmeras exceções.
Correspondência com fã, enviada por Kay-Arne Hansen. 25 de outubro de 1999.
[Sumário: KAH perguntou sobre os sentimentos e o tom de Jaime quando ele se lembrou de ter matado Aerys e como isso foi comemorado pelo resto de Westeros.]
Alguns pensam que ele soou amargo; pessoalmente sinto que ele estava um tanto divertido.
Os dois estão corretos.
Correspondência com fã, enviada por Emilie. 25 de outubro de 1999.
[Sumário: Emilie considerou as personagens femininas nos livros muito bem executadas e quis saber o que o Sr. Martin pensava sobre sua habilidade de retratar mulheres tão bem.]
Isso é muito lisonjeiro, e também muito difícil de responder.
Gosto de mulheres. Diabos, gosto muito de mulheres. Mas no final das contas tento escrever todos os meus personagens como pessoas. Todos os personagens são construídos a partir da observação – observação daqueles ao seu redor, e observação de você mesmo também, uma vez que todos nós, homens e mulheres, temos muitos dos mesmos impulsos. Escrevi os pontos de vistas de anões, alienígenas, lobisomens, vampiros, e muitas outras criaturas fantásticas, todas elas muito mais diferentes de mim mesmo que uma mulher.
E além disso, se eu fizer cagada, alguuma das mulheres da minha vida certamente vai me dizer.
Mas obrigado por perguntar.
Outubro de 1999 foi um mês mais tranquilo quanto a manifestações de George. Observamos que a pergunta relativa à idade legal para relações sexuais em Westeros, como tantas oturas, não tem uma resposta categórica. Na inexistência de leis postas, o costume era o que regia esse tipo de situação – e ele sempre pode variar de região para região e de época para época. Fica claro, porém, que manter relações sexuais com meninas que ainda não tiveram sua primeira menstruação é um ato definitivamente reprovável, e que mesmo depois disso, a depender da idade da menina, tal fato ainda pode ser visto com maus olhos (ainda que o marido estivesse em seu direito).
No que concerne à forma como George escreve mulheres, essa questão já foi abordada várias vezes ao longo dos anos, e a resposta dele é sempre a mesma, e bastante simples: ele diz que procura sempre escrever as mulheres e todos os seus personagens como pessoas. A capacidade empática de Martin é de fato um dos pontos fortes de sua obra.
Na semana que vem, chegamos à edição 12 de Assim Falou Martin. A caixa de comentários para discussão da 11ª edição de falas de George R. R. Martin está aberta abaixo. Para acessar a coleção completa de AFMs, clique aqui.