A Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões é o quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Foi publicado originalmente em 2011, como A Dance with Dragons, e ganhou sua primeira edição no Brasil em 2012.
Enredo
Na Muralha, o Comandante da Patrulha Jon Snow deve lidar com seu novo cargo, os selvagens e a presença de Stannis Baratheon e seus seguidores. Stannis marcha pela região para tentar conseguir apoio dos nortenhos e libertar Winterfell dos Bolton.
Após conquistar Meereen, Daenerys Targaryen decide governar a cidade, mas tem inimigos dentro e fora dela. Relatos sobre seus feitos chegam aos Sete Reinos, e vários emissários são enviados até a rainha. Doran Martell e Euron Greyjoy querem, cada um a seu modo, apoiar e serem apoiados por Daenerys. Enquanto isso, no oeste de Essos, um depressivo e vingativo Tyrion Lannister encontra um novo pretendente ao Trono de Ferro, o Jovem Griff.
Os Lannister tentam se manter no poder após a morte de Tywin, e Jaime procura encerrar de vez a guerra nas Terras Fluviais. Nem tudo vai, porém, pois Cersei é mantida cativa pela Fé dos Sete no Grande Septo de Baelor.
Quatro personagens ganham capítulos com seus pontos de vista em A Dança dos Dragões: Melisandre, Quentyn Martell, Barristan Selmy e Jon Connington.
Escrita
Como aconteceu com outros livros da série, A Dança dos Dragões herdou bastante material escrito originalmente para o livro anterior. É bom lembrar que, no plano original de George R. R. Martin, Dance seria o segundo livro da série, e na programação seguinte passou a ser o quarto (após A Tormenta de Espadas). Agora, era o quinto. De qualquer forma, na finalização de Festim, em 2005, aproximadamente 500 páginas foram cortadas e passadas para Dança.
O plano de George era completar mais 500 ou 600 páginas de manuscrito e publicar A Dance with Dragons rapidamente. Os eventos retratados no livro seriam cronologicamente paralelos aos de Festim. Porém, as coisas não aconteceram bem como planejado.
O livro passou por muita reescrita. Quando voltou a trabalhar nele (após uma extensa turnê de promoção exigida pela editora), Martin não estava satisfeito com o material pronto. Das 500 páginas originalmente escritas para Feast, apenas 200 acabaram em Dance, aproximadamente. George acabou decidindo também que o livro ultrapassaria a cronologia de Festim, o que aumentou o trabalho.
O maior problema, porém, foi o que George R. R. Martin chamou de “nó meereenese”, que o preocupava desde 2005. O autor revelou que teve muitas dificuldades para organizar de forma satisfatória a convergência de vários personagens e arcos em direção a Daenerys Targaryen. Por exemplo, uma versão do capítulo do retorno de Drogon estava escrito no mínimo desde 2003 (um resumo pode ser encontrado aqui, em inglês). Martin relatou que esse capítulo (após ser cortado de Feast) seria o primeiro dela em Dança. Porém, foi sendo empurrado mais para o final à medida em que ele recheava a história, e que vários finais diferentes foram escritos para ele. Martin teve que retrabalhar e reescrever várias vezes a cronologia e os capítulos dos personagens envolvidos nesse arco. No fim, a solução para o infame “nó” foi a inserção de Barristan Selmy como ponto de vista.
Finalmente, no final de abril de 2011, Martin divulgou que havia terminado o livro, o que foi confirmado por sua editora Anne Groell. Em maio, George fez um grande post em seu blog, explicando alguns pormenores da escrita e dizendo que estava terminando a edição. Mais uma vez, o manuscrito ficou grande demais, e alguns capítulos foram cortados e passados para o livro seguinte, The Winds of Winter.
Publicação
A primeira publicação de A Dance with Dragons ocorreu em 12 de julho de 2011, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Foi o primeiro volume da série a ser publicado após o início da adaptação televisiva Game of Thrones.
Em português, a primeira edição foi da editora portuguesa Saída de Emergência, que publicou a primeira metade como A Dança dos Dragões em 2011, e a segunda como Os Reinos do Caos em 2012. No Brasil, a primeira publicação, pela editora Leya, ocorreu em setembro de 2011. A edição incluiu o livro completo, com o título A Dança dos Dragões.
Prêmios
A Dança dos Dragões foi indicado ou venceu os seguintes prêmios, entre os mais consagrados da literatura de fantasia:
- Vencedor como Melhor Romance (Fantasia) no Prêmio Locus (2012);
- Indicado a Melhor Romance no Prêmio Hugo (2012);
- Indicado a Melhor Romance no World Fantasy Award (2012).
Capítulos de A Dança dos Dragões
A seguir, uma lista com todos os capítulos do livro, e um breve resumo de cada um, para referência. Os links apontam para as páginas de cada capítulo em nossa Wiki.
- Tyrion I:
- Daenerys I:
- Jon I:
- Bran I:
- Tyrion II:
- O Homem do Mercador:
- Jon II:
- Tyrion III:
- Davos I:
- Jon III:
- Daenerys II:
- Fedor I:
- Bran II:
- Tyrion IV:
- Davos II:
- Daenerys III:
- Jon IV:
- Tyrion V:
- Davos III:
- Fedor II:
- Jon V:
- Tyrion VI:
- Daenerys IV:
- O Senhor Perdido:
- O Soprado pelo Vento:
- A Noiva Rebelde:
- Tyrion VII:
- Jon VI:
- Davos IV:
- Daenerys V:
- Melisandre I:
- Fedor III:
- Tyrion VIII:
- Bran III:
- Jon VII:
- Daenerys VI:
- O Príncipe de Winterfell:
- O Sentinela:
- Jon VIII:
- Tyrion IX:
- O Vira Casaca:
- O Prêmio do Rei:
- Daenerys VII:
- Jon IX:
- A Garota Cega:
- O Fantasma de Winterfell:
- Tyrion X:
- Jaime I:
- Jon X:
- Daenerys VIII:
- Theon I:
- Daenerys IX:
- Jon XI:
- Cersei I:
- O Guarda da Rainha:
- O Pretendente de Ferro:
- Tyrion XI:
- Jon XII:
- O Cavaleiro Descartado:
- O Pretendente Rejeitado:
- O Grifo Renascido:
- O Sacrifício:
- Victarion I:
- A Garotinha Feia:
- Cersei II:
- Tyrion XII:
- O Derrubador de Reis:
- O Domador de Dragões:
- Jon XIII:
- A Mão da Rainha:
- Daenerys X: