A Fúria dos Reis
A Fúria dos Reis é o segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. O livro foi publicado originalmente em 1998, e ganhou sua primeira edição no Brasil em 2011.
Enredo
Nos Sete Reinos, uma guerra civil sucessória tem início após a morte do Rei Robert Baratheon. Os Lannister tentam consolidar a posição de Joffrey enquanto continuam a guerra contra Robb Stark, que declarou a independência do Norte. Os irmãos de Robert também lançam suas pretensões. Stannis acusa Joffrey de ser ilegítimo e diz ser o rei de direito, enquanto Renly, o mais novo, também acredita poder ser rei e é apoiado pela casa Tyrell. Enquanto isso, Balon Greyjoy se declara Rei das Ilhas de Ferro e ataca o Norte.
Após o nascimento dos dragões, Daenerys Targaryen vaga por Essos em sua jornada para voltar a Westeros e reclamar o Trono de Ferro. O retorno, porém, não é tão simples nem tão rápido quanto ela espera.
No Norte, a Patrulha da Noite realiza uma expedição nas terras além da Muralha. O objetivo é investigar os desaparecimentos de vários patrulheiros. Além disso, buscam obter informações sobre as atividades dos selvagens, que estão se ajuntando aos milhares sob o Rei-para-lá-da-Muralha Mance Rayder.
Em A Fúria dos Reis, o âmbito geográfico dos eventos é aumentado, e dois novos personagens ganham capítulos pontos de vista.
Escrita
A Fúria dos Reis começou a existir durante a escrita de A Guerra dos Tronos. Martin havia passado algumas centenas de páginas para um segundo livro quando percebeu que o primeiro estava ficando grande demais. Começando daí, a escrita foi relativamente rápida. Pouco antes do meio de 1998, o autor tinha aproximadamente 1500 páginas de manuscrito. Mais uma vez, algumas centenas foram cortadas e guardadas para um livro seguinte.
A essa altura, os planos de que a série fosse uma tetralogia já haviam sido alterados, e a ideia passou a ser que ela tivesse seis livros. Eles seriam: A Game of Thrones, A Clash of Kings, A Storm of Swords, A Dance with Dragons, The Winds of Winter e A Time for Wolves. Nessa época, Martin escreveu outro esboço da série de livros (mas esse nunca veio a público, ao contrário do primeiro).
Publicação
A primeira publicação de A Clash of Kings aconteceu em 11 de outubro de 1998, no Reino Unido. O conto The Hedge Knight (O Cavaleiro Andante), o primeiro na série de Dunk & Egg, foi escrito e publicado durante a escrita de Fúria, e em certa medida impulsionou as vendas da série principal. Ele foi publicado na antologia Legends, que incluía contos de vários autores consagrados da fantasia. O conto de Martin, também ambientado em Westeros, foi um dos destaques, e o autor disse que muitos leitores buscaram as Crônicas de Gelo e Fogo a partir dele.
Em português, a primeira edição foi da editora portuguesa Saída de Emergência, que dividiu o livro em A Fúria dos Reis e O Despertar da Magia, ambos publicados em 2008. No Brasil, a primeira publicação, pela editora Leya, ocorreu em março de 2011. A edição incluiu o livro completo, com o título A Fúria dos Reis.
Prêmios
A Fúria dos Reis foi indicado ou venceu os seguintes prêmios, entre os mais consagrados da literatura de fantasia:
- Vencedor como Melhor Romance (Fantasia) no Prêmio Locus (1999);
- Indicado a Melhor Romance no Prêmio Nebula (1999).
Capítulos de A Fúria dos Reis
A seguir, uma lista com todos os capítulos do livro (incluindo o prólogo), e um breve resumo de cada um, para referência. Os links apontam para as páginas de cada capítulo em nossa Wiki.
- Prólogo: Cressen, meistre de Pedra do Dragão, tenta envenenar a nova conselheira do Rei Stannis, a sacerdotisa de R’hllor Melisandre. Ele mistura o veneno em vinho e oferece a ela. Ambos bebem, mas só Cressen morre.
- Arya I: Yoren, recrutador da Patrulha da Noite, está levando Arya em seu grupo que vai para a Muralha. Ela está disfarçada como um menino, e é importunada por alguns outros. Depois de brigar com Torta Quente, ela é castigada por Yoren.
- Sansa I: Um torneio é organizado em homenagem ao dia do nome do Rei Joffrey, ao qual Sansa comparece. Sansa salva um cavaleiro bêbado, Dontos Hollard, da crueldade de Joffrey. Tyrion chega a Porto Real para atuar como Mão do Rei.
- Tyrion I: Tyrion se apresenta ao Pequeno Conselho como Mão do Rei, enviado como representante de seu pai Tywin. Cersei a princípio é hostil, mas o confirma no cargo. Tyrion visita Shae em um bordel, do que Varys tem conhecimento.
- Bran I: Bran pensa sobre o cometa no céu, que todos imaginam pressagiar alguma coisa. Ele também reflete sobre os Walders, dois meninos da Casa Frey que estão vivendo em Winterfell. À noite, ele sonha que é seu lobo gigante, Verão.
- Arya II: A companhia de Yoren continua no caminho em direção à Muralha. Arya conhece um dos criminosos perigosos do grupo, Jaqen H’ghar. Guardas de Porto Real aparecem procurando por Gendry, mas Yoren os afasta.
- Jon I: Sam está procurando mapas para a iminente expedição da Patrulha, Jon aparece para chamá-lo. Mormont conta a história de como Meistre Aemon recusou o Trono de Ferro para testar Jon, que promete manter seus votos.
- Catelyn I: Robb envia uma proposta de paz a Cersei envolvendo troca de reféns, e alguns de seus vassalos ficam descontentes. A guerra continua contra Tywin, e Catelyn pretende fazer aliança com Renly. Robb envia Theon para tratar com seu pai Balon Greyjoy.
- Tyrion II: Tyrion dispensa Janos Slynt da comando da Guarda da Cidade e o manda para a Muralha. Ele descobre que Cersei mandou matar uma bebê, filha bastarda de Robert. Depois, conversa com Varys sobre eventos da cidade.
- Arya III: Para fugir dos perseguidores, Yoren deixa a Estrada do Rei. O progresso é lento, e eles observam os efeitos da guerra. O grupo é seguido por uma alcateia.
- Davos I: As estátuas dos Sete em Pedra do Dragão são queimadas por ordem de Stannis. Ele envia cartas aos Sete Reinos declarando Joffrey bastardo e proclamando sua pretensão ao Trono. Davos Seaworth aconselha seu rei.
- Theon I: Theon se dirige às Ilhas de Ferro. Ele é recebido apenas por seu tio Aeron, um sacerdote do Deus Afogado, que o leva a Pyke, a capital. Theon é recebido friamente pelo pai, que rejeita os termos de Robb e planeja atacar o Norte.
- Daenerys I: Daenerys e seu pequeno khalasar seguem o cometa e andam pelo deserto vermelho, em Essos. Eles chegam a uma cidade abandonada, que chamam Vaes Tolorro. Três mensageiros surgem da cidade de Qarth.
- Jon II: Jon está na expedição da Patrulha, que chega à vila selvagem de Brancarbor. É a quarta aldeia deserta que os patrulheiros encontram.
- Arya IV: O grupo de Yoren passa a noite em um pequeno forte abandonado. Eles são atacados por incursores dos Lannister, comandados por Amory Lorch. Arya salva Jaqen H’ghar e escapa por um túnel.
- Tyrion III: O Pequeno Conselho lida com a carta de Stannis. Tyrion se encontra com ferreiros e armeiros da cidade, e os ordena a construir uma corrente gigante. Varys mostra Tyrion uma passagem secreta para que ele possa visitar Shae escondido.
- Bran II: Bran recebe vários senhores do Norte em Winterfell, ajudado por Rodrik Cassel. Ele continua a ter sonhos de lobo e com o corvo de três olhos. Uma menção à carta de Stannis faz Bran se lembrar de ter sido empurrado da torre.
- Tyrion IV: Tyrion lida com assuntos da cidade. Ele testa a fidelidade de Grande Meistre Pycelle, Mindinho e Varys.
- Sansa II: Sansa se encontra com Dontos Hollard em segredo. Ele diz a ela que tem um plano para tirá-la de Porto Real e levá-la para casa.
- Arya V: Yoren morreu no ataque, e Arya e outros meninos estão andando sozinhos pelas Terras Fluviais. O grupo é capturado por homens de Gregor Clegane.
- Tyrion V: Tyrion conversa com os alquimistas sobre fogovivo. Ele recebe os termos de Robb, que considera inaceitáveis. Cersei o confronta sobre o plano dele de enviar Myrcella para Doran Martell, em Dorne. Tyrion descobre que Pycelle serve Cersei.
- Bran III: Bran vai inaugurar a festa da colheita com vários nobres presentes no Grande Salão. Durante o banquete, chegam dois membros da Casa Reed: Jojen e Meera, filhos de Howland, que juram fidelidade a Winterfell.
- Catelyn II: Catelyn chega ao acampamento de Renly em Ponteamarga, onde um torneio mêlée está acontecendo. Brienne de Tarth é a vencedora e é nomeada para Guarda Arco-Íris do Rei Renly. Chegam notícias de que Stannis está cercando Ponta Tempestade.
- Jon III: A expedição de Mormont chega à Fortaleza de Craster, um selvagem. Os patrulheiros conhecem as esposas de Craster, que também são suas filhas. Jon e Sam conversam com uma delas, Goiva, que Sam promete levar embora quando a Patrulha voltar ali.
- Theon II: Theon tenta seduzir uma mulher, que descobre ser sua irmã Asha. Em Pyke, Balon revela aos filhos e irmãos seus planos de ataque ao Norte. Theon percebe que recebeu uma missão simplória.
- Tyrion VI: Tyrion envenena Cersei, e recebe audiência no Trono. Ele envia Cleos Frey com termos diferentes a Robb Stark. Alliser Thorne, da Patrulha da Noite, tenta avisar sobre as criaturas, mas é zombado por Tyrion. Tyrion prende Pycelle.
- Arya VI: Arya, os meninos e alguns aldeões são torturados por Gregor Clegane e seu homem Cócegas. Um dos aldeões morre, e o grupo é levado para servir em Harrenhal. Arya começa a listar, antes de dormir, os nomes de quem ela que ver mortos.
- Daenerys II: Daenerys chega à grande cidade de Qarth. Ela é recepcionada pelos qartenos, mas Jorah Mormont a aconselha a ter cuidado. Um marinheiro informa sobre a morte de Robert Baratheon e a subsequente guerra nos Sete Reinos.
- Bran IV: Jojen revela a Bran que tem o dom da visão verde, que o permite ver o futuro em seus sonhos. Ele diz que veio ajudar o menino Stark a abrir seu terceiro olho.
- Tyrion VII: Tyrion ameaça Lancel, e o convence a ser seu espião das atividades de Cersei.
- Arya VII: Arya se encontra com Jaqen H’ghar novamente, que promete a ela matar três pessoas, em pagamento por ela ter salvado sua vida e a de seus companheiros. Ela sussurra o nome Chiswyck para Jaqen, e três dias depois ele é encontrado morto.
- Catelyn III: Catelyn comparece a uma tratativa entre Stannis e Renly. Ela tenta negociar a paz, sem sucesso. Stannis diz que se Renly se render, o perdoará e o nomeará seu herdeiro, do contrário morrerá. Renly não aceita os termos, e se prepara para dar combate.
- Sansa III: Joffrey está irritado com Robb por sua vitória em Cruzaboi, e ordena que seus guardas batam em Sansa como punição. Tyrion intervém e impede que o abuso continue.
- Catelyn IV: Na véspera da batalha, Renly é morto por uma sombra misteriosa. Catelyn e Brienne são as únicas testemunhas, e fogem do acampamento para não serem confundidas como assassinas.
- Jon IV:
- Bran V
- Tyrion VIII
- Theon III
- Arya VIII
- Catelyn V
- Daenerys III
- Tyrion IX
- Davos II
- Jon V
- Tyrion X
- Catelyn VI
- Bran VI
- Arya IX
- Daenerys IV
- Tyrion XI
- Theon IV
- Jon VI
- Sansa IV
- Jon VII
- Tyrion XII
- Catelyn VII
- Theon V
- Sansa V
- Davos III
- Tyrion XIII
- Sansa VI
- Tyrion XIV
- Sansa VII
- Daenerys V
- Arya X
- Sansa VIII
- Theon VI
- Tyrion XV
- Jon VIII
- Bran VII