A Fúria dos Reis

Capa de A Fúria dos Reis
Capa da edição brasileira de A Fúria dos Reis (Editora Leya, 2014).

A Fúria dos Reis é o segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. O livro foi publicado originalmente em 1998, e ganhou sua primeira edição no Brasil em 2011.

Enredo

Nos Sete Reinos, uma guerra civil sucessória tem início após a morte do Rei Robert Baratheon. Os Lannister tentam consolidar a posição de Joffrey enquanto continuam a guerra contra Robb Stark, que declarou a independência do Norte. Os irmãos de Robert também lançam suas pretensões. Stannis acusa Joffrey de ser ilegítimo e diz ser o rei de direito, enquanto Renly, o mais novo, também acredita poder ser rei e é apoiado pela casa Tyrell. Enquanto isso, Balon Greyjoy se declara Rei das Ilhas de Ferro e ataca o Norte.

Após o nascimento dos dragões, Daenerys Targaryen vaga por Essos em sua jornada para voltar a Westeros e reclamar o Trono de Ferro. O retorno, porém, não é tão simples nem tão rápido quanto ela espera.

No Norte, a Patrulha da Noite realiza uma expedição nas terras além da Muralha. O objetivo é investigar os desaparecimentos de vários patrulheiros. Além disso, buscam obter informações sobre as atividades dos selvagens, que estão se ajuntando aos milhares sob o Rei-para-lá-da-Muralha Mance Rayder.

Em A Fúria dos Reis, o âmbito geográfico dos eventos é aumentado, e dois novos personagens ganham capítulos pontos de vista.

Escrita

A Fúria dos Reis começou a existir durante a escrita de A Guerra dos Tronos. Martin havia passado algumas centenas de páginas para um segundo livro quando percebeu que o primeiro estava ficando grande demais. Começando daí, a escrita foi relativamente rápida. Pouco antes do meio de 1998, o autor tinha aproximadamente 1500 páginas de manuscrito. Mais uma vez, algumas centenas foram cortadas e guardadas para um livro seguinte.

A essa altura, os planos de que a série fosse uma tetralogia já haviam sido alterados, e a ideia passou a ser que ela tivesse seis livros. Eles seriam: A Game of ThronesA Clash of Kings, A Storm of Swords, A Dance with Dragons, The Winds of Winter e A Time for Wolves. Nessa época, Martin escreveu outro esboço da série de livros (mas esse nunca veio a público, ao contrário do primeiro).

Publicação

A primeira publicação de A Clash of Kings aconteceu em 11 de outubro de 1998, no Reino Unido. O conto The Hedge Knight (O Cavaleiro Andante), o primeiro na série de Dunk & Egg, foi escrito e publicado durante a escrita de Fúria, e em certa medida impulsionou as vendas da série principal. Ele foi publicado na antologia Legends, que incluía contos de vários autores consagrados da fantasia. O conto de Martin, também ambientado em Westeros, foi um dos destaques, e o autor disse que muitos leitores buscaram as Crônicas de Gelo e Fogo a partir dele.

Em português, a primeira edição foi da editora portuguesa Saída de Emergência, que dividiu o livro em A Fúria dos ReisO Despertar da Magia, ambos publicados em 2008. No Brasil, a primeira publicação, pela editora Leya, ocorreu em março de 2011. A edição incluiu o livro completo, com o título A Fúria dos Reis.

Prêmios

A Fúria dos Reis foi indicado ou venceu os seguintes prêmios, entre os mais consagrados da literatura de fantasia:

Capítulos de A Fúria dos Reis

A seguir, uma lista com todos os capítulos do livro (incluindo o prólogo), e um breve resumo de cada um, para referência. Os links apontam para as páginas de cada capítulo em nossa Wiki.

  • Prólogo: Cressen, meistre de Pedra do Dragão, tenta envenenar a nova conselheira do Rei Stannis, a sacerdotisa de R’hllor Melisandre. Ele mistura o veneno em vinho e oferece a ela. Ambos bebem, mas só Cressen morre.
  1. Arya I: Yoren, recrutador da Patrulha da Noite, está levando Arya em seu grupo que vai para a Muralha. Ela está disfarçada como um menino, e é importunada por alguns outros. Depois de brigar com Torta Quente, ela é castigada por Yoren.
  2. Sansa I: Um torneio é organizado em homenagem ao dia do nome do Rei Joffrey, ao qual Sansa comparece. Sansa salva um cavaleiro bêbado, Dontos Hollard, da crueldade de Joffrey. Tyrion chega a Porto Real para atuar como Mão do Rei.
  3. Tyrion I: Tyrion se apresenta ao Pequeno Conselho como Mão do Rei, enviado como representante de seu pai Tywin. Cersei a princípio é hostil, mas o confirma no cargo. Tyrion visita Shae em um bordel, do que Varys tem conhecimento.
  4. Bran I: Bran pensa sobre o cometa no céu, que todos imaginam pressagiar alguma coisa. Ele também reflete sobre os Walders, dois meninos da Casa Frey que estão vivendo em Winterfell. À noite, ele sonha que é seu lobo gigante, Verão.
  5. Arya II: A companhia de Yoren continua no caminho em direção à Muralha. Arya conhece um dos criminosos perigosos do grupo, Jaqen H’ghar. Guardas de Porto Real aparecem procurando por Gendry, mas Yoren os afasta.
  6. Jon I: Sam está procurando mapas para a iminente expedição da Patrulha, Jon aparece para chamá-lo. Mormont conta a história de como Meistre Aemon recusou o Trono de Ferro para testar Jon, que promete manter seus votos.
  7. Catelyn I: Robb envia uma proposta de paz a Cersei envolvendo troca de reféns, e alguns de seus vassalos ficam descontentes. A guerra continua contra Tywin, e Catelyn pretende fazer aliança com Renly. Robb envia Theon para tratar com seu pai Balon Greyjoy.
  8. Tyrion II: Tyrion dispensa Janos Slynt da comando da Guarda da Cidade e o manda para a Muralha. Ele descobre que Cersei mandou matar uma bebê, filha bastarda de Robert. Depois, conversa com Varys sobre eventos da cidade.
  9. Arya III: Para fugir dos perseguidores, Yoren deixa a Estrada do Rei. O progresso é lento, e eles observam os efeitos da guerra. O grupo é seguido por uma alcateia.
  10. Davos I: As estátuas dos Sete em Pedra do Dragão são queimadas por ordem de Stannis. Ele envia cartas aos Sete Reinos declarando Joffrey bastardo e proclamando sua pretensão ao Trono. Davos Seaworth aconselha seu rei.
  11. Theon I: Theon se dirige às Ilhas de Ferro. Ele é recebido apenas por seu tio Aeron, um sacerdote do Deus Afogado, que o leva a Pyke, a capital. Theon é recebido friamente pelo pai, que rejeita os termos de Robb e planeja atacar o Norte.
  12. Daenerys I: Daenerys e seu pequeno khalasar seguem o cometa e andam pelo deserto vermelho, em Essos. Eles chegam a uma cidade abandonada, que chamam Vaes Tolorro. Três mensageiros surgem da cidade de Qarth.
  13. Jon II: Jon está na expedição da Patrulha, que chega à vila selvagem de Brancarbor. É a quarta aldeia deserta que os patrulheiros encontram.
  14. Arya IV: O grupo de Yoren passa a noite em um pequeno forte abandonado. Eles são atacados por incursores dos Lannister, comandados por Amory Lorch. Arya salva Jaqen H’ghar e escapa por um túnel.
  15. Tyrion III: O Pequeno Conselho lida com a carta de Stannis. Tyrion se encontra com ferreiros e armeiros da cidade, e os ordena a construir uma corrente gigante. Varys mostra Tyrion uma passagem secreta para que ele possa visitar Shae escondido.
  16. Bran II: Bran recebe vários senhores do Norte em Winterfell, ajudado por Rodrik Cassel. Ele continua a ter sonhos de lobo e com o corvo de três olhos. Uma menção à carta de Stannis faz Bran se lembrar de ter sido empurrado da torre.
  17. Tyrion IV: Tyrion lida com assuntos da cidade. Ele testa a fidelidade de Grande Meistre Pycelle, Mindinho e Varys.
  18. Sansa II: Sansa se encontra com Dontos Hollard em segredo. Ele diz a ela que tem um plano para tirá-la de Porto Real e levá-la para casa.
  19. Arya V: Yoren morreu no ataque, e Arya e outros meninos estão andando sozinhos pelas Terras Fluviais. O grupo é capturado por homens de Gregor Clegane.
  20. Tyrion V: Tyrion conversa com os alquimistas sobre fogovivo. Ele recebe os termos de Robb, que considera inaceitáveis. Cersei o confronta sobre o plano dele de enviar Myrcella para Doran Martell, em Dorne. Tyrion descobre que Pycelle serve Cersei.
  21. Bran III: Bran vai inaugurar a festa da colheita com vários nobres presentes no Grande Salão. Durante o banquete, chegam dois membros da Casa Reed: Jojen e Meera, filhos de Howland, que juram fidelidade a Winterfell.
  22. Catelyn II: Catelyn chega ao acampamento de Renly em Ponteamarga, onde um torneio mêlée está acontecendo. Brienne de Tarth é a vencedora e é nomeada para Guarda Arco-Íris do Rei Renly. Chegam notícias de que Stannis está cercando Ponta Tempestade.
  23. Jon III: A expedição de Mormont chega à Fortaleza de Craster, um selvagem. Os patrulheiros conhecem as esposas de Craster, que também são suas filhas. Jon e Sam conversam com uma delas, Goiva, que Sam promete levar embora quando a Patrulha voltar ali.
  24. Theon II: Theon tenta seduzir uma mulher, que descobre ser sua irmã Asha. Em Pyke, Balon revela aos filhos e irmãos seus planos de ataque ao Norte. Theon percebe que recebeu uma missão simplória.
  25. Tyrion VI: Tyrion envenena Cersei, e recebe audiência no Trono. Ele envia Cleos Frey com termos diferentes a Robb Stark. Alliser Thorne, da Patrulha da Noite, tenta avisar sobre as criaturas, mas é zombado por Tyrion. Tyrion prende Pycelle.
  26. Arya VI: Arya, os meninos e alguns aldeões são torturados por Gregor Clegane e seu homem Cócegas. Um dos aldeões morre, e o grupo é levado para servir em Harrenhal. Arya começa a listar, antes de dormir, os nomes de quem ela que ver mortos.
  27. Daenerys II: Daenerys chega à grande cidade de Qarth. Ela é recepcionada pelos qartenos, mas Jorah Mormont a aconselha a ter cuidado. Um marinheiro informa sobre a morte de Robert Baratheon e a subsequente guerra nos Sete Reinos.
  28. Bran IV: Jojen revela a Bran que tem o dom da visão verde, que o permite ver o futuro em seus sonhos. Ele diz que veio ajudar o menino Stark a abrir seu terceiro olho.
  29. Tyrion VII: Tyrion ameaça Lancel, e o convence a ser seu espião das atividades de Cersei.
  30. Arya VII: Arya se encontra com Jaqen H’ghar novamente, que promete a ela matar três pessoas, em pagamento por ela ter salvado sua vida e a de seus companheiros. Ela sussurra o nome Chiswyck para Jaqen, e três dias depois ele é encontrado morto.
  31. Catelyn III: Catelyn comparece a uma tratativa entre Stannis e Renly. Ela tenta negociar a paz, sem sucesso. Stannis diz que se Renly se render, o perdoará e o nomeará seu herdeiro, do contrário morrerá. Renly não aceita os termos, e se prepara para dar combate.
  32. Sansa III: Joffrey está irritado com Robb por sua vitória em Cruzaboi, e ordena que seus guardas batam em Sansa como punição. Tyrion intervém e impede que o abuso continue.
  33. Catelyn IV: Na véspera da batalha, Renly é morto por uma sombra misteriosa. Catelyn e Brienne são as únicas testemunhas, e fogem do acampamento para não serem confundidas como assassinas.
  34. Jon IV:
  35. Bran V
  36. Tyrion VIII
  37. Theon III
  38. Arya VIII
  39. Catelyn V
  40. Daenerys III
  41. Tyrion IX
  42. Davos II
  43. Jon V
  44. Tyrion X
  45. Catelyn VI
  46. Bran VI
  47. Arya IX
  48. Daenerys IV
  49. Tyrion XI
  50. Theon IV
  51. Jon VI
  52. Sansa IV
  53. Jon VII
  54. Tyrion XII
  55. Catelyn VII
  56. Theon V
  57. Sansa V
  58. Davos III
  59. Tyrion XIII
  60. Sansa VI
  61. Tyrion XIV
  62. Sansa VII
  63. Daenerys V
  64. Arya X
  65. Sansa VIII
  66. Theon VI
  67. Tyrion XV
  68. Jon VIII
  69. Bran VII