Assim Falou Martin
Ao longo dos anos, George R. R. Martin já tirou muitas dúvidas e respondeu a perguntas polêmicas sobre As Crônicas de Gelo e Fogo na web, em convenções, conversas com leitores e entrevistas. O Westeros.org, um dos mais antigos portais sobre a série, compila essas declarações de George em uma seção chamada So Spake Martin (“Assim Falou Martin”). O Gelo & Fogo foi autorizado a traduzir essa coleção para o GRRM.
A coleção, autorizada pelo próprio George, inclui declarações dele em vários meios: postagens em fóruns, conversas com fãs (online ou ao vivo), e entrevistas publicadas na web. Os primeiros registros datam da década de 1990, e os temas vão do processo de escrita até algumas pistas sobre os livros, passando por dicas de pronúncia e respostas sobre genealogia, leis e geografia.
Também batizamos nossa versão de Assim Falou Martin (ou simplesmente AFM). Nas nossas traduções, que postaremos periodicamente, traremos as declarações de Martin por data. Os SSMs do Westeros que são links para sites externos não são traduzidos por nós.
Abaixo, a lista de todas as edições de nosso Assim Falou Martin até o momento. Clique nos títulos para acessá-los. Boa leitura!
Assim Falou Martin nº 18: maio de 2000
GRRM responde sobre pontos de vista e o Víbora Vermelha, mercenários, conhecimento sobre dragões, uma possível filha de Tyrion, a filha do capitão do Myraham, e o destino dos exércitos de Ponteamarga depois da morte de Renly.
Assim Falou Martin nº 17: abril de 2000
Em abril de 2000, GRRM falou sobre moeda e comércio na Patrulha da Noite, a cronologia de um capítulo de Catelyn em A Fúria dos Reis e o fim da escrita de A Tormenta de Espadas.
Assim Falou Martin nº 16: março de 2000
George R. R. Martin fala sobre a criação de Ned (e Robert) no Vale, idades dos personagens, direitos dos lordes sobre seus vassalos e parentes, e a cultura marcial dos homens de ferro.
Assim Falou Martin nº 15: fevereiro de 2000
George R. R. Martin fala sobre o processo de edição de seus livros, as influências históricas de Dorne, o futuro de Tyrion, os clãs nortenhos e autores que o influenciaram.
Assim Falou Martin nº 14: janeiro de 2000
“Em Westeros, a natureza imprevisível das mudanças de estação e a severidade dos invernos devem desempenhar algum papel na falta de avanço tecnológico.”
Assim Falou Martin nº 13: dezembro de 1999
“Não há mais dragões conhecidos… mas esse é um período medieval, e grandes partes do mundo ainda são terra incognita, então há sempre relatos de dragões vistos em lugares longínquos e e misteriosos. Os meistres costumam desconsiderá-los.”
Assim Falou Martin nº 12: novembro de 1999
Novembro de 1999: GRRM fala sobre a sucessão Hornwood e os Whents (e as regras de sucessão em geral), a maioridade nos Sete Reinos, novas casas, Jeyne Poole, o gato preto de Porto Real, Tywin e os Reyne, Sor Morgil e Naerys Targaryen, a influência roinar e a tradição amazônica em Dorne, o custo dos Homens sem Rosto, e a derrota dos Outros 8 mil anos antes da história principal.
Assim Falou Martin nº 11: outubro de 1999
George R. R. Martin, em outubro de 1999, respondeu perguntas sobre a idade legal para relações sexuais em Westeros, os sentimentos de Jaime Lannister em relação ao regicídio e a forma como escrever personagens mulheres.
Assim Falou Martin nº 10: setembro de 1999
Em setembro de 99, GRRM falou sobre uma possível influência de Homero em Cersei, a Perdição de Valíria, os filhos da floresta, os irmãos Baratheon (Robert, Stannis e Renly), a trama para assassinar Bran Stark e a resposta de Aron Santagar sobre a adaga, e a frota Lannister.
Assim Falou Martin nº 9: julho de 1999
Julho de 1999: George R. R. Martin responde perguntas sobre cronologia, o Deus Afogado, Catelyn e Jon Snow, os planos de guerra de Tywin Lannister, o (primeiro) cerco de Ponta Tempestade, mapas e informações sobre cavalaria.
Assim Falou Martin nº 8: junho de 1999
Em junho de 1999, George R. R. Martin fala sobre a idade de Bronn, Grandes Conselhos e a lei, separação dos pontos de vista, o tamanho de Gregor Clegane, corvos, contagem do tempo, Egg e Aerion, Solarestival, os Filhos da Floresta, Cão de Caça e Sansa e outras perguntas diversas.
Assim Falou Martin nº 7: maio de 1999
Em maio de 99, o autor fala sobre admissão na Cidadela, artistas de capa, pronúncias, os Arryns e os Hightower, a idade e o treinamento de Tyrion, os Reis dos Rios, a Casa Smallwood, a Guarda Real, a Casa Bywater, a heráldica dornesa, a casa Greyrion e dá sua opinião sobre fanfiction.
Assim Falou Martin nº 6: março e abril de 1999
Em março e abril de 1999, George R. R. Martin respondeu a fãs sobre a vida dos dragões, influência de sonhos em sua escrita, o papel de Sansa na queda de Eddard Stark, a heráldica em Westeros, o escudo de Loras Tyrell, arte dos livros, Eddard e a Patrulha da Noite, regras de torneios e a influência de Ivanhoé.
Assim Falou Martin nº 5: fevereiro de 1999
Na quinta edição do AFM, de fevereiro de 1999, Martin fala sobre alegoria em O Senhor dos Anéis, os tamanhos de Porto Real e Westeros, a influência de Tad Williams, o tamanho da frota Greyjoy, as ametistas na rede de cabelos de Sansa.
Assim Falou Martin nº 4: janeiro de 1999
Em janeiro de 1999, George falou sobre o patriarcado em Westeros, Hodor e as criptas de Winterfell, descendentes de Dunk, linha do tempo, filhos de bastardos, Sor Erryk e Sor Arryk, Jardim de Cima e Rochedo Casterly e os Tyrells em A Tormenta de Espadas.
Assim Falou Martin nº 3: dezembro de 1998
Na terceira edição de AFM, George fala sobre as estações longas, os dorneses, Loras Tyrell, a verdade sobre o que aconteceu na Torre de Alegria, e o casal com um bebê que Daenerys Targaryen vê na Casa dos Imortais.
Assim Falou Martin nº 2: novembro de 1998
Na segunda edição de “Assim Falou Martin”, declarações do autor sobre Egg e os Targaryen, a ausência de Bran do banquete em Winterfell, deuses de Westeros, autores favoritos, o salto temporal de cinco anos e a posição da vanguarda em uma batalha.
Assim Falou Martin nº 1: outubro de 1998
Na primeira edição de “Assim Falou Martin”, declarações do autor sobre a influência da Guerra das Rosas nos livros, possíveis herdeiros de Aerion Targaryen, o uso de magia na fantasia, datas de nascimento de reis Targaryen, e instruções de pronúncia para nomes de personagens.