Voadores da Noite
Voadores da Noite (Nightflyers) é a história da busca por um povo alienígena perdido, que podem não passar de lendas, os Volcryn. O capitão Karoly D’Brannin reúne mais oito cientistas com diferentes habilidades (de linguistas a telepatas) e a equipe embarca na nave Nightflyer, capitaneada pelo misterioso Royd Eris, que aparece para a tripulação apenas em hologramas. A desconfiança de alguns destes cientistas leva a conflitos durante a viagem, enquanto Melantha Jhirl, membro da equipe de D’Brannin, começa a simpatizar com Royd.
Existem duas versões desta história: a primeira foi publicada na revista Analog Science Fiction and Fact em Abril de 1980, e a segunda, expandida a pedido da editora Dell, saiu em 1981 na série Binary Star, dividindo o espaço com a obra de Vermor Vinge, True Names. Nesta nova versão, os personagens da equipe de Karoly D’Brannin recebem nomes (na original, apenas Royd, Karoly e Melantha tinham nome) e mais algumas informações de background são adicionadas. É esta segunda que figura na coletânea Songs the Dead Men Sing (1983), bem como em Nightflyers and Other Stories (1985), que será relançada pela editora Tor em 2018. A novela também está presente na coletânea Dreamsongs Vol I (2003), que foi publicada no Brasil pela editora Leya em 2017 com o nome de RRetrospectiva da Obra. Voadores da Noite é uma história que se passa nos Mil Mundos, e se passa cerca de 400 anos no nosso futuro, segundo Martin. Esta é a única história deste universo que possui uma datação definida.
Nightflyers também possui duas adaptações para outras mídias. Em 1987, foi lançado um filme dirigido por Robert Collector e estrelado por Catherine Mary Stewart (Melantha Jhirl) e Micheal Praed (Royd Erys). Esta versão recebeu uma série de críticas, incluindo do próprio George R. R. Martin, que reprovou a escolha do elenco e as diferenças na adaptação. Por outro lado, o canal SyFy irá adaptar a história em uma série de TV que deve estrear ainda em 2018, tendo Eoin Bracken como Karl D’Brannin, David Ajala como Roy Eris e Jodie Turner-Smith como Miranda Dorlac.