Contos de Operadores de Cadáveres
Os Contos de Operadores de Cadáveres são três contos de George R. R. Martin que estão interligados por um universo em comum, onde algumas pessoas pode controlar cadáveres para fazer tarefas simples, como trabalhos manuais e sexo. Altamente estigmatizados, os operadores de cadáveres podem trabalhar apenas em alguns planetas, que são bastante periféricos. As três histórias que compõe esta continuidade são: Override, Nobody Leaves New Pittsburg e O Homem do Depósito de Carne.
O pertencimento destas histórias aos Mil Mundos é motivo de controvérsia. Embora em RRetrospectiva da Obra Martin afirme que os três se passam em uma continuidade única e independente, a história Nobody Leaves New Pittsburg menciona planetas centrais dos Mil Mundos, como a “Antiga Terra”, “Newholme” e “Zephyr”.
As histórias
Override
O primeiro lançamento desta continuidade se passa no planeta Grotto, onde os operadores de cadáveres eram a base da mão de obra mineradora, embora também sofressem bastante preconceito. Quando um rico empresário local compra os direitos de exploração das minas, e os operadores recebem a notícia de que serão expulsos, um deles, Matt Kabarajian decide ficar e resistir. Foi publicado pela primeira vez na revista Analog Science Fiction/Science Fact de Setembro de 1973, e aparece também nas coletâneas de Martin, A Song for Lya & Other Stories (1976) e Nightflyers & Other Stories (1975). Permanece inédito do Brasil.
Nobody Leaves New Pittsburg
Glen Sykes, filho de um operador de cadáveres e um operador por si só volta ao planeta New Pittsburg depois de anos trabalhando nos mundos ao redor para passar uma única noite. Tendo que lidar com a decadência do planeta e a memória do pai, que nunca conseguiu deixar o local, ele passa por memórias que não gostaria de revisitar. O conto foi publicado apenas na revista Amazing Science Fiction de Setembro de 1976 e permanece inédito no Brasil.
O Homem do Depósito de Carne
O protagonista vive no planeta de Skrakky, e entre suas várias desilusões amorosas, usa cadáveres controlados por si mesmo para fazer sexo, afinal, possui muita dificuldade em se comunicar com pessoas reais. Eventualmente, desenvolve sua capacidade de operar cadáveres, mas continua com o vazio dentro de si. Foi originalmente publicada na antologia Orbit 18 de Damon Knight em 1976. Aparece também nas coletâneas de Martin, Songs the Dead Men Sing (1983) e Dreamsongs Vol I (2003). Esta última foi lançada no Brasil em 2017 pela editora Leya com o nome de RRetrospectiva da Obra. Ganhou também uma adaptação em quadrinhos em 2013, pela artista Raya Golden.