…For a Single Yesterday
Em um futuro distópico, após uma guerra nuclear, apenas pequenas comunidades sobreviveram nos Estados Unidos. Um dos sobreviventes, o músico Keith, é usuário de uma droga que lhe permite reviver momentos passados. A comunidade não vê problemas nisso, até que o soldado Robert Winters chega ao local, e tenta organizá-los para que possam voltar a viver – não apenas sobreviver – e uma das maneiras de fazer isso é recuperar conhecimentos perdidos na catástrofe usando a droga.
“…For a Single Yesterday” é recheado de referências à cultura musical dos anos 60 e 70, mencionando de The Kingstom Trio a John Denver. O título da história foi retirado da canção Me and Bobby McGee, composta por Kris Kristofferson e popularizada pela cantora Janis Joplin.
Esta história foi originalmente publicada na antologia Epoch (1975) de Roger Elwood e Robert Silverberg e apareceu posteriormente nas coletâneas de Martin, Songs of Stars and Shadows (1977) e Songs the Dead Men Sing (1983). Em 2010, foi republicada na revista Lightspeed, em cujo site pode ser lida gratuitamente. O conto permanece inédito no Brasil.