O Homem em forma de Pera
O enredo de O Homem em forma de Pera (The Pear-Shaped Man) tem início quando Jessie – uma recém-formada estudante de artes – muda-se junto com sua melhor amiga para um novo apartamento. Lá, ela conhece seu estranho vizinho, um homem que além de ter hábitos esquisitos, possui uma aparência bastante peculiar. Não demora muito para que ela comece a ficar perturbada pela constante atenção que recebe da estranha figura, e, embora seus amigos e todos a seu redor desconsiderem seus temores como paranoia, ela está certa de que há algo de terrível nele.
O conto foi originalmente publicado pela primeira vez na revista Omni, em outubro de 1987, aparecendo também nas coletâneas The Year’s Best Fantasy: First Annual Collection (1988), Demons and Dreams: The Best Fantasy and Horror 1(1989) e em Dreamsongs Vol I (2003), que foi lançada no Brasil pela editora Leya em 2017 com o nome de RRetrospectiva da Obra.
O conto foi escrito no seguimento de O Tratamento do Macaco, e segundo o próprio Martin, foi mais fácil de publicar porque o anterior havia sido um sucesso de vendas. O Homem em forma de Pera fez jus a seu antecessor e, além ter conseguido uma boa recepção, ganhou o prêmio de melhor terror do ano, sendo um dos primeiros contos do gênero a receber os prêmios Bran Stoker, oferecidos pela HWA (Horror Writers of America).