Olá! Seja bem-vindo à terceira edição de Pergunte ao Conselho, onde os membros da equipe do Gelo & Fogo respondem perguntas enviadas pelos leitores. Para enviar a sua, use o formulário que está aqui.
Confira a seguir três perguntas dessa semana, e as respostas de nossos conselheiros:
Em Dorne a primogenitura determina a herança de terras e títulos de um Senhor ou uma Senhora, independente do gênero deste primogênito em questão, então as mulheres passam adiante o nome de suas famílias, certo? Sendo assim, todos possuem o sobrenome de ambas as famílias de seus pais? E, supondo que o herdeiro de uma Casa desposa a herdeira de outra, seu primogênito herda as posses dos dois? Como herança e governo são determinados nas terras escaldadas pelo Sol abaixo das Montanhas Vermelhas?
(Marcelo Filho)
Olá, Marcelo! A questão da sucessão em Dorne, apesar de diferente das outras regiões quanto à primogenitura, não é no geral tão divergente. No restante dos Sete Reinos, as mulheres não estão excluídas da linha sucessória, mas apenas colocadas no final dela (mesmo se mais velhas que filhos homens). Em Dorne, o que difere é o fato de que não há preferência entre homens e mulheres nesse sentido: é apenas a ordem de nascimento que conta.
Assim, tanto em Dorne quanto nas outras regiões, as mulheres podem passar adiante o nome de suas famílias no caso de serem as herdeiras. A diferença é que em Dorne, isso é mais comum, pois há maior ocorrência de mulheres herdando.
Não há necessidade de que os filhos possuam os sobrenomes de ambas as famílias, o sobrenome geralmente é determinado pelo “nível” da nobreza de cada uma das Casas envolvidas, com a mais alta prevalecendo. GRRM já disse que:
A maior parte das senhoras de Westeros realmente troca de nome quando se casa, apesar de o costume quanto a isso variar. Se a família da esposa é de nascimento significativamente mais alto que a do marido, ela pode usar pouco o nome dele, ou nem usar.
Martin também já tratou de questões sobre a sucessão e sobrenomes em Dorne
Uma princesa governante de Dorne não tomaria o nome de seu consorte. E alguns dos principais lordes dorneses também seguem esse costume, imitando a casa governante.
Quanto à questão de casamento entre herdeiros, sim, o cenário mais provável seria que o filho dessa união herdasse as posses de ambos – e, mais uma vez, isso tanto em Dorne quanto em outras regiões. Na verdade, porém, não existem regras postas absolutas, então o que é observável nesses casos é o costume.
Equipe do Gelo e Fogo, vocês acham que a história de Sansa Stark (nos livros) será dirigida para o Norte, para retomar Winterfell, ou para o Sul, jogar o jogo dos tronos com Aegon (Blackfyre?) e Arianne Martell? Aproveitando, gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho com o novo site.
(Guilherme Oliveira Barbosa)
Arthur Maia: Obrigado pelo elogio, Guilherme. A respeito da Sansa, acredito que o futuro dela, pelo menos imediato, deva estar mais relacionado ao Norte mesmo. Eu suponho (e é apenas uma suposição mesmo) que vai haver algum tipo de crise de sucessão em Winterfell, entre facções pró Rickon, pró Sansa e pró Jon, este último embasado pela carta de Robb. Mas também não descarto qualquer futura ida dela ao Sul. A única convicção que tenho a respeito de tudo isso é que o enredo de Sansa será principalmente político, seja tendo que organizar o Norte, ou mesmo se colocando como uma facção relevante nos conflitos do Sul.
Felipe Bini: Meu entendimento é que o destino de Sansa em As Crônicas de Gelo e Fogo é definitivamente voltado para o Vale e o Norte, como o próprio Petyr Baelish já sinalizou (o que não significa que eu acredite que tudo sairá de acordo com os planos dele). Não vejo preparação de terreno e nem “abertura” suficientes para um envolvimento de Sansa no arco de Jovem Griff e Arianne. Sei que essa ideia tem sido estimulada pela teoria do Torneio de Vaufreixo, mas aquilo também me parece muito mais coincidência que qualquer coisa.
Meu palpite é que pode haver um ou mais conflitos entre várias facções Stark (e diversos apoiadores que tentem controlá-los) pelo controle de Winterfell, assim que os Bolton caírem. As facções seriam: Rickon resgatado de Skagos pelos Manderly, mas potencialmente sem crédito quanto a sua identidade, após a descoberta da falsa Arya; Jon Snow morto-vivo e legitimado por Robb Stark, com apoio dos selvagens; Sansa ressurgindo a partir do Vale.
Oi pessoal. Antes de Ned morrer, Jon sonhou que ele virou um wight. Ele também sonhou que a Ygritte se transformava em um esqueleto ao entrar na Lagoa do bosque sagrado. Isso significa que ele previu a morte deles? Ele herdou os sonhos proféticos dos Targaryen?
(Elaine)
As passagens dos livros pertinentes a essa pergunta são duas, presentes no mesmo capítulo de Jon Snow em A Guerra dos Tronos:
Meistre Aemon dera-lhe leite de papoula, mas mesmo assim a dor fora terrível. A princípio sentira como se a mão
ainda estivesse em chamas, ardendo dia e noite. Só mergulhá-la em bacias de neve e gelo moído lhe dava algum alívio. Jon estava agradecido aos deuses por ninguém, além de Fantasma, tê-lo visto se contorcer na cama, choramingando de dor. Quando por fim dormiu, sonhou, e isso foi ainda pior. No sonho, o cadáver com que lutara tinha olhos azuis, mãos negras e o rosto do pai, mas não se atrevia a contar isso a Mormont.(A Guerra dos Tronos, capítulo 60, Jon VIII)
Qualquer que fosse a força demoníaca que animava Othor, fora expulsa pelas chamas; a coisa retorcida que tinham encontrado nas cinzas não passava de carne queimada e ossos carbonizados. Mas em seus pesadelos voltava a enfrentá-la… e dessa vez o cadáver em chamas tinha as feições de Lorde Eddard. Era a pele do pai que estourava e enegrecia, os olhos do pai que escorriam pelo rosto como lágrimas de gelatina. Jon não compreendia por que era assim, ou o que aquilo significava, mas o assustava mais do que era capaz de exprimir.
(A Guerra dos Tronos, capítulo 60, Jon VIII)
– Beba isto. – Grenn levou uma taça aos lábios dele.
Jon bebeu. Tinha a cabeça cheia de lobos e águias e do som dos risos dos irmãos. Os rostos em volta dele começaram a se misturar e a desvanecer. Eles não podem estar mortos. Theon nunca faria isso. E Winterfell… granito cinza, carvalho e ferro, corvos voando em volta das torres, vapor subindo das lagoas quentes no bosque sagrado, os reis de pedra sentados em seus tronos… como podia Winterfell ter desaparecido?Quando os sonhos o dominaram, viu-se de novo em casa, chapinhando nas lagoas quentes sob um enorme represeiro branco que tinha o rosto do pai. Ygritte acompanhava-o, rindo dele, livrando-se das peles até ficar nua como no dia de seu nome, tentando beijá-lo, mas ele não podia fazê-lo, com o pai a observar, não. Ele era do sangue de Winterfell, um homem da Patrulha da Noite. Não gerarei um bastardo, disse-lhe. Não o farei. Não o farei.
– Você não sabe nada, Jon Snow – sussurrou ela, com a pele se dissolvendo na água quente, e a carne se desprendendo dos ossos até que só restaram o crânio e o esqueleto, e a lagoa borbulhava, espessa e rubra.(A Tormenta de Espadas, capítulo 60, Jon)
Arthur Maia: Não necessariamente eu interpretaria como sonhos vindos pela herança Targaryen. Bem, pode ser que o sejam, mas quando Eddard morreu, por exemplo, os irmãos mais novos também tiveram seus sonhos. Um fator a se notar, é claro, é que os sonhos de Bran e Rickon aconteceram após a morte do pai, e o de Jon, aconteceu antes. Muito difícil dizer o que isso significa, mas talvez possa haver alguma espécie de padrão que ainda não possue exemplos o suficiente para discutirmos.
Felipe Bini: Em primeiro lugar, devemos levar em conta que na primeira vez em que o sonho de Jon com o pai transformado em criatura é mencionado, é dito também que ele estava sob efeito de leite da papoula. Mais tarde, no mesmo capítulo, é dito que os sonhos nesse sentido são recorrentes, mas não se sabe se ele continua sob efeito da medicação dada a ele por Aemon. É provável que sim, porém, dado o fato de que as queimaduras foram fortes, e seus efeitos são sentidos por Jon até em livros posteriores. De forma parecida, o sonho com Ygritte também ocorre depois de Jon ingerir um líquido que lhe é dado por Grenn e que o faz dormir e sonhar, presumivelmente o mesmo leite da papoula.
Como é sabido, o leite da papoula é usado como anestésico e analgésico em Westeros, mas também tem efeitos nas percepções e sonhos de seus usuários. O próprio Eddard Stark é um exemplo, tendo sido tratado com a droga depois de cair do cavalo no confronto com Jaime Lannister nas ruas de Porto Real. Ned dormiu seis noites, durante as quais sonhou com o combate na Torre de Alegria, e George R. R. Martin já falou sobre esse sonho e como não devemos tomá-lo na literalidade por sua natureza.
Dado esse contexto em que os sonhos de Jon com o pai e com Ygritte acontecem, eles poderiam ser colocados na conta dos efeitos do leite da papoula. No entanto, eu não diria ser esse o caso, diante dos destinos fatais de Eddard e de Ygritte, que ocorrem alguns capítulos adiante. Parece bem claro mesmo que se trata de foreshadowing deliberado da parte de GRRM.
Chegando ao cerne da questão, quanto à possibilidade de Jon ter herdado os sonhos proféticos dos Targaryen, é possível, mas eu não daria certeza a esse respeito. Bran e Rickon também têm sonhos com Eddard perto da morte dele, por exemplo – e eles claramente não são Targaryens. É claro que com isso não estou descartando que Jon tenha herdado esse traço característico do sangue do dragão; ele tem outros sonhos ao longo dos livros, afinal (um, em especial, bastante recorrente e significativo, sobre as criptas de Winterfell). Apenas não diria isso com base nessas passagens em específico, pois há a possibilidade de os sonhos dele virem de outras fontes.
Confira as outras edições de Pergunte ao Conselho clicando aqui, e opine também nos comentários. A quarta edição chega na semana que vem!