Olá! Já estamos na edição número dez de Pergunte ao Conselho, a seção na qual a equipe do Gelo & Fogo responde a perguntas enviadas pelos leitores. Para enviar sua dúvida ou questionamento, use o formulário que está aqui.
Confira a seguir duas perguntas e respostas desta semana:
Durante a passagem de Daenerys na casa dos imortais, o seguinte trecho: “Brilhando como o pôr do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra. Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante. De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras…. Mãe de dragões, matadora de mentiras,,.” o rei sem sombra se trata de Stannis, o Dragão do Pano se trata do Jovem Griff conquistando Porto Real, a última parte vocês acham que seria Euron, pois o mesmo se dirige a Vila Velha onde temos Torralta e ele pode está tentando realizar alguma magia? E o conselho acha que a ordem que as mentiras serão descobertas acontecerá de trás para frente? Vocês também irão atualizar o artigo de interpretação da casa dos imortais?
(Guilherme Oliveira)
Rayane Molinario: Essa é uma visão bem subjetiva. Tanto pode representar alguma fera de fato, como pode ser um mero indício de uma catástrofe. Pode ter algo relacionado a Euron, mas também existem especulações sobre ser um indício de um possível surto de Greysacale em Westeros através de Jon Connigton. A “Torre Fumegante” citada é o que leva a muitos especularem que seja algo relacionado a Vila Velha e a suposta magia praticada por Malora Hightower, mas eu não tenho nenhuma teoria pessoal sobre o que pode ser. São muitas possibilidades e eu estou aberta a elas.
Arthur Maia: Oi, Guilherme. Eu já havia me perguntado sobre esse trecho um bom tempo atrás, e não cheguei a nada muito conclusivo. Sendo assim, decidi dar uma pesquisada em várias interpretações a respeito (e, de fato, existem várias), mas a que me parece mais razoável, até porque é a imagem mais clara ali, é a que sugere que essa visão seria supostos dragões de pedra que a Melisandre poderia ter acordado com o sacrifício de Edric. É claro, imagino que os tais dragões de pedra sejam simbólicos de alguma maneira, e o que eles realmente seriam, não saberia responder. Muito embora essa profecia não tenha se tornado realidade, a Daenerys também tem a visão de seu filho Rhaego, que também foi uma profecia não concretizada. Sobre a ordem, imagino que pelo menos Aegon será uma mentira “assassinada” diretamente, mas a de que Stannis seja o Azor Ahai pode ocorrer em qualquer momento, mesmo após a morte do mesmo, onde Daenerys se prove a escolhida (se é que é ela mesmo).
Felipe Bini: No ano passado (há mais ou menos um ano, curiosamente), eu resolvi reler as visões de Daenerys na Casa dos Imortais e me convenci de que a grande besta de pedra se referiria mesmo ao Euron. Essa visão ocorre em um contexto em que aparentemente os Imortais estão mostrando a Daenerys como ela seria “matadora de mentiras”. As primeiras visões se referem ao Stannis e aparentemente ao Aegon, ambos pretendentes ao Trono. Euron também é um deles. E ele metaforicamente é associado, em visões e profecias, a animais gigantes (geralmente um kraken), e já fez pessoalmente referências a “voar”. Pensando no plano maior, no sentido de que personagens poderiam se impor como ameaças à Daenerys, me parece ele ser o único ainda não mencionado nas visões, e o capítulo The Forsaken deixa bastante claro que ele terá um papel enorme tanto no âmbito político quanto no mágico. Qual é a mentira que ele representaria, porém, não fica muito claro para mim. Outra alternativa ainda poderia ser Jon Snow, talvez com o “fogo de sombras” com uma referência ao fato de que ele (ao que tudo indica) será na prática um morto-vivo. Se essa hipótese fosse verdadeira, isso significaria um conflito a algum nível entre Daenerys e Jon.
Sabemos que Brynden Ryvers ( O corvo de sangue ) foi enviado para a muralha Por assassinar Aenys Blackfire . Brynden preferia utilizar seu arco e flecha porém possúia a lendária espada de Vysenia Targeryen ( a irmã negra ). Minha pergunta é : Corvo de sangue levou a espada para a muralha ? E se a levou , será possível que Jon a encontre ? Eu acreditava que Garra longa poderia ser a irmã negra , porém o velho urso disse que a espada pertencia a casa Mormont a quatrocentos anos , poderia ele ter mentido sobre isso?
(Vitor)
Recentemente essa pergunta foi respondida por George R. R. Martin. No dia 15 de agosto deste, na Worldcon, ele foi perguntado se Brynden havia levado a levou a Irmã Negra para a Muralha e disse que sim. O paradeiro atual dela, porém, permanece desconhecido.
Sobre as espadas, não são as mesmas. Existe todo um histórico da Garralonga mencionado nos livros. Quando o Velho Urso foi para a Muralha, Garralonga ficou com Jorah, mas depois que este foi sentenciado à morte e fugiu, Maege devolveu a espada ao Jeor. Além disso, as descrições das espadas simplesmente não batem. A Irmã Negra é expressamente descrita como uma espada longa (“longsword”) e a Garralonga como uma espada bastarda (“bastard sword”), que é maior. A Irmã Negra tem uma lâmina delgada, e foi especialmente projetada para mãos femininas. Já Garralonga é uma espada bastarda, o que significa que ela é ainda maior do que uma espada longa normal, e também mais pesada – ela permite que o usuário a segure com duas mãos, por exemplo.
Existe uma retratação oficial da Irmã Negra, presente em O Mundo de Gelo e Fogo, e uma versão réplica licenciada da Garralonga produzida pela fábrica Valyrian Steel, baseada em instruções de Martin. Embora pelas reproduções não seja possível determinar exatamente o comprimento de cada uma delas, a largura da lâmina da Irmã Negra em relação à empunhadura é notavelmente menor:
Confira as outras edições de Pergunte ao Conselho clicando aqui, e opine também nos comentários. A edição número 11 chega na próxima semana.