Olá! O Pergunte ao Conselho, a seção em que o Gelo & Fogo responde a perguntas enviadas pelos leitores, chegou a sua décima terceira edição. Para enviar sua dúvida ou questionamento (e para acessar as edições anteriores), clique aqui.
Confira a seguir duas perguntas e respostas desta semana:
Boa noite equipe Gelo e Fogo, parabens pelo otimo trabalho em manter esse site. Quem matou o Pequeno Walder?
(Moisés Calassa)
Arthur Maia: Obrigado pelos elogios, Moisés! Sempre tive para mim que a morte do Pequeno Walder foi obra de seu primo, o Grande Walder. A reação das esposas de lança de Mance parece bastante genuína quando dizem que este assassinato não foi sua obra, e o Grande Walder, quando anuncia a morte do primo, diz que descobriu seu corpo congelado, então, por que está com as roupas ensopadas de sangue? Além disso, o Pequeno Walder está à frente de seu primo na linha de sucessão das gêmeas e vinha se tornando cada vez mais parecido com Ramsay, a quem servia como escudeiro, enquanto o outro não tomava parte nessas crueldades. Decidi pesquisar um pouco sobre isso para ver se encontrava mais evidências, e neste post (em inglês) no fórum do Westeros.org, o autor menciona que o menino já havia mencionado matar parentes antes também, quando fala de Jared, Symon e Rhaegar Frey.
Felipe Bini: Acompanho o Arthur. Grande Walder tinha motivação e oportunidade nesse caso, e outros suspeitos não fazem muito sentido. As esposas de lança afirmam categoricamente para Theon que não são as assassinas, e não teriam por que mentir quanto a isso. Os Manderly são levantados como suspeitos pelo próprio Grande Walder, numa artimanha conveniente para direcionar as suspeitas para quem ele bem quisesse.
Parabéns pelo ótimo trabalho de todos no site. Eu que li As Crônicas de Gelo e Fogo em 2014, só fiquei sabendo das teorias quando entrei no site gameofthronesbr. Lia tudo que colocavam no site, como tenho 52 anos, meus amigos não gostam de Fantasia, só tenho a Internet para comentar sobre os livros. Escrevi várias vezes e o site sampre me respondeu muito bem. Continuo lendo tudo no novo site e agradeço por traduzirem as entrevistas de Martin. Sempre tive a curiosidade de saber quem era a mãe de Doran, Elia e Oberyn. Agora perguntaram se era Loreza. Eu gostaria que vocês comentassem o que sabem sobre ela. Obrigada pela atenção.
(Graziela de Carvalho Freitas Wolf)
Felipe Bini: Olá, Graziela! Obrigado por acompanhar a gente, no site antigo e no novo. Eu também sempre tive interesse quanto à mãe de Doran, Elia e Oberyn. Como reportamos recentemente, na Worldcon GRRM foi perguntado se o nome dela era Loreza, e respondeu à pessoa: “você pensou mais sobre isso do que eu“. Ele, portanto, não deu nenhum nome à personagem ainda. No entanto, existem algumas informações sobre ela.
Segundo um capítulo de Tyrion em A Tormenta de Espadas, a Princesa Martell era uma das damas de companhia de Rhaella Targaryen, e fez amizade com Joanna Lannister quando ambas eram meninas. Essa informação de Tyrion é confusa, visto que Doran é que tinha aproximadamente a idade de Joanna, o que impossibilita que sua mãe fosse de uma idade parecida com a Lannister. GRRM foi perguntado sobre essa aparente inconsistência, e explicou que a informação de Tyrion está de fato inexata quanto à idade, mas que a Princesa realmente era uma das damas de companhia de Rhaella – ele apontou como exemplo as diversas damas de companhia de Margaery Tyrell, que incluem desde meninas a senhoras de mais idade.
Não se sabe com quem a Princesa se casou, mas sabemos que Doran foi seu primeiro filho. Em Festim dos Corvos, ficamos sabendo que ela teve dois filhos que morreram na infância, Mors e Olyvar, e sofreu diversos abortos espontâneos antes de dar à luz a Elia – nove anos mais nova que Doran –, e Oberyn, um ano depois.
Anos mais tarde, a Princesa, seu marido, Elia e Oberyn viajaram pelo reino procurando possíveis pretendentes para os dois filhos, passando por castelos em Dorne, na Campina e nas Terras Ocidentais. Oberyn acreditava que sua mãe e Joanna haviam organizado para que ele ou Elia se casassem com algum dos gêmeos Lannister, Cersei e Jaime. Joanna, porém, já havia morrido quando os Martell fizeram essa expedição, e quando a Princesa trouxe o assunto à baila com Tywin, este recusou as duas propostas (primeiro um casamento entre Oberyn e Cersei, depois Elia e Jaime). Tywin disse que Cersei se casaria com o Príncipe Rhaegar, e ofereceu o recém-nascido Tyrion como prometido de Elia. A Princesa Martell interpretou essa proposta como um insulto.
Ironicamente, foi a Princesa quem conseguiu um casamento de uma filha sua com o Príncipe Herdeiro, embora não tenha vivido para vê-lo se concretizar, visto que quando Elia se casou com Rhaegar, Doran já era o Príncipe de Dorne.
Essas informações (compiladas neste artigo da Wiki em língua inglesa) podem ser encontradas em capítulos de Tyrion em A Tormenta de Espadas, principalmente aqueles em que ele conversa com Oberyn. Igualmente, os capítulos de Areo Hotah em O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões, nos quais vemos Doran Martell, também trazem algumas das passagens.
As edições anteriores de Pergunte ao Conselho podem ser lidas aqui, e a caixa de comentários está aberta para discussão desta. Fiquem ligados para a edição número 14, que chega em breve!